A cigarra e a Orquestra – programação para as crianças

A Cigarra e a Orquestra – programação para as crianças

“A Cigarra e a Orquestra” – programação para as crianças, fábula musical de Andersen Viana, apresenta os principais instrumentos musicais de uma orquestra de forma lúdica, como personagens de uma fábula, narrada por uma atriz-cantora. Os primeiros textos que geraram esta obra foram escritos em 1992.

Andersen Viana escreveu para o Concertino: “Houve uma preocupação e um cuidado em se fazer a obra com coerência entre texto e música. Além disto, a estrutura lítero-musical foi pensada para que pudesse ser analisada didaticamente. Finalmente, em 2006, a obra foi concluída. A longa espera também foi devida ao fato de “A Cigarra e a Orquestra” ter como antecessoras: “Pedro e o Lobo” de S.Prokofiev, “Guia Orquestral para a Juventude” de B.Britten e “O Carnaval dos Animais” de C.Saint-Saëns. O que por si já era um grande desafio.”

Aula-concerto

A estréia da obra aconteceu em 2006, no Centro Cultural Zé Delfino Catarina, em Belo Horizonte, e nesse ano, foi apresentada em diversos espaços na cidade. Em maio e junho de 2008, foram realizadas apresentações e debates em escolas públicas e privadas do ensino fundamental em Belo Horizonte, Betim e Contagem, utilizando o registro em DVD com retorno positivo por parte da grande maioria dos alunos e professores, mesmo aqueles que tiveram acesso a uma orquestra pela primeira vez.

A cigarra e a orquestra - programação para as crianças

21 de abril – Dia Mundial da Criatividade e Inovação

O Aplicativo “World Creativity Day 2020“, criado para comemorar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, apresentou excertos do Concerto, modelado especialmente para as crianças.

 

Aqui, as crianças poderão assistir ao concerto “A cigarra e a orquestra – programação para as crianças” em sua versão completa. (Temporariamente, a apresentação completa não está disponível, pois fará parte de novo projeto. Assista aos excertos em nosso canal YouTube e aguarde as novidades!).

 


Expedição CoMMúsica ®

2 thoughts on “A cigarra e a Orquestra – programação para as crianças

  1. Regina Mello says:

    file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/Dialnet-EducacaoMusicalNoBrasilNaAtualidade-6203059.pdf

    Sugiro esta leitura a todos e todas

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com