Previsão de Alta – Salvador marcando presença

Previsão de Alta – Salvador Marcando Presença

O ano foi 2017, a ideia era retomar o antigo projeto da banda Caráter de Urgência, banda de Hard Core, da qual Tiago Viana e Lucas Brito faziam parte, lá nos idos de 2011.

Com novos membros e, portanto, com novas influências, que já não se limitava apenas ao estilo rápido do compasso, a fim de não descaracterizar o que seria o som do CDU, foi proposta a criação de algo “do zero”.

Foi daí que, naquele inverno, a nasceu a banda autoral Previsão de Alta, trazendo para os ouvintes basicamente Rock. Misturando de forma harmônica elementos do Metal, Punk, Grunge, Hard Core, Rock Alternativo, Rockão antigo, Blues, Reggae, “e o que mais vier de inspiração…” em suas composições.

Previsão de Alta

Em relação às letras, a banda aborda temas variados do cotidiano. E por quê não dizer que a banda também aborda temas que fogem ao cotidiano??? As canções da Previsão de Alta vão do romântico melódico, ao protesto seco, gritado e agressivo.

Portanto, quem ouvir a PDA certamente irá se deparar com várias ideias e ideais, para aguçar e mexer na reflexão dos ouvintes. A banda é formada por:

Tiago VIANA (voz) – Compositor de parte do repertório da banda, ex-vocalista/baixista da banda Caráter de Urgência (HC), com fortes influências no Punk, grunge, Hard-core, Viana se utiliza de drives fortes no vocal para externar as sensações trazidas pelas canções; forte apreciador do Punk Hard-Core, mas não somente… Viana se utiliza dos seus devaneios, reflexões, observações e influências diversas para traças as suas linhas melódicas.

Lucas Brito “PINTO” (guitarra base/backing vocal) – ex- Revolução Progressiva, Caráter de Urgência e Squadro, com influências do New Metal, Lucas quase sempre procura extrair o máximo de peso de suas bases; também compositor das músicas da PDA, ele traz em suas letras muito sentimento e boas reflexões, em intensas melodias.

Jess Luz (guitarra solo) – Jéssica chegou na Previsão de Alta para elevar o nível técnico, com uma dinâmica poderosa de guitarra, mostra-se uma grande guitarrista no cenário baiano, sendo influenciada pelos clássicos nomes do Hard Rock; ela transforma toda sua beleza num mero detalhe quando empunha sua guitarra e arregaça no Rock’n Roll.

Lipeta Desidério (baixo/backing vocal) – ex- Diorama, o baixista da PDA, é responsável pelas linhas criativas de baixo da banda, influenciado pelo Post-Grunge, Felipe, desenvolve um som mais fora do habitual do que se está acostumado a escutar no Rock’n Roll, inspirado muitas vezes em sons do cotidiano (equipamentos, motores elétricos, sistemas hidráulicos…) para traçar as melodias de suas composições, Lipeta usa e abusa da genuinidade da arte em sua caracterização e dinâmica musical.

VALTER Filho (baterista) – ex- baterista de “quase todas” as bandas da cena underground de Salvador, como Arcantis, Jackeds, Syntsys, Mensageiros do Vento… Valter é uma espécie de camisa 10 da banda. Aquele cara que sugeres rumos assertivos das canções e das ações da banda, quando o “meio de campo” está embolado; aliando o peso, técnica e velocidade, trazidos da sua influência do Trash Metal e Metal Progressivo, elevou o nível harmônico do conjunto.

*Antes de Valter Filho, Julio Cássio (Park Central) e Oziel Santos (ex -Bruma – para a gravação de dois singles) integraram a Previsão de Alta. Na página da banda no Youtube, estão disponíveis os singles LETARGIA, uma canção de versos viscerais que, como outras composições da banda, adota o tom questionador; e OUTRA DIMENSÃO, uma balada com teor reflexivo.

Atualmente a banda trabalha na produção de seu primeiro álbum, que tem previsão de lançamento para 2021. Além de Letargia e Outra Dimensão, a Previsão de Alta traz outras composições EM PORTUGUÊS, também cheias de entrega, intensidade, reflexões e afirmações: “Nova Era”, “Bistrô”, “Surreal”, “Abstrato”, “Era pra hoje”, “Previsão de Alta”, “Velhos cínicos”, “Saudade do que não vivi”… são algumas das músicas que ecoarão pelo cenário do rock soteropolitano nos próximos meses.

 

 


Portfólio Previsão de Alta

Expedição CoMMúsica

2 thoughts on “Previsão de Alta – Salvador marcando presença

  1. Bonne Saint,Anna says:

    Gosto muito do som dos carase da Mina da P.D.A, é o tipo de música que eu deixaria rolar no play durante uma viagem empolgante. Sou fã do Tiago ( vocal) e do Valter Filho (lendário baterista) o Baixista é talentoso e a Guitarrista FENOMENAL!! Sucesso galera 🤘🏾🤘🏾

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: