Ilustre Palavra – Memória

Ilustre Palavra – Memória

A coluna Ilustre Palavra apresenta Memória. Ilustre Palavra é semanal e traz textos e ilustrações de artistas independentes e integrantes do ColetiveArts.

Memória

Fabio da Silva Barbosa, Texto

Ana Paula Otero, Ilustração

A garotinha entrou pelo bar com uma garrafa vazia. Pediu
que enchesse. Queria água. O calor era infernal.

O dono do estabelecimento perguntou com quem ela estava. Ela disse que a mãe esperava na rua ao lado. O comerciante demonstrou preocupação e foi até a porta olhar para os lados. Insistiu na pergunta.

A menina saiu correndo e sumiu na esquina. Poucos minutos se passaram e voltou com uma senhora e outra criança. Todas traziam garrafinhas vazias.

O comerciante pediu que elas esperassem do lado de fora. Acho que não gostou do cheiro delas. A senhora também parecia não gostar do cheiro ou da situação em que estava.

Ele voltou com as garrafas cheias de água quente da torneira. A senhora estava de costas, olhando a rua, escondendo o choro que teimava em aparecer, mesmo com a força que fazia para mantê-lo na inexistência. As crianças pegaram suas garrafas e saíram brincando pela rua. Levei a garrafa da mãe (pelo menos eu achava que era a mãe) e a entreguei em suas mãos. Pude confirmar o rosto contorcido pela dor. Ao vê-la sumir pela avenida, comentei com os demais que ela estava chorando.

O dono do estabelecimento fingiu pena, uma mulher disse que já tinham ido e que não fazia sentido pensar na cena. “Já acabou!” Outro freguês disse que não podíamos mudar o mundo. Outro falou que não podíamos fazer nada e que o melhor era esquecer.

Nunca consegui esquecer certas coisas com facilidade.

Ilustre Palavra
Ilustração de Ana Paula Otero

ColetiveArts
#temliteraturanarede

*Texto e arte cedidos pelo ColetiveArts para divulgação na Expedição CoMMúsica.


Expedição CoMMúsica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: