Alemão Abstrato nas ondas sonoras do blues psicodélico

Doces Palavras e o Alemão Abstrato nas ondas sonoras do blues psicodélico

Edmar Silva
Edmar Silva

Edmar Silva escreve a coluna Doces Palavras todas as quartas-feiras e é autor do blog Ficha Técnica

abstrato(abs·tra·to)
Que resulta da abstração.
Que significa uma qualidade com exclusão do sujeito.
Demasiado obscuro; vago.
Diz-se dos seres ou dos fatos imaginários, admitidos por suposição.
Diz-se das ciências que empregam as mais elevadas abstrações.
É mais ou menos isso o significado da palavra abstrato, o que condiz com a música e a personalidade que o músico gaúcho Alemão Abstrato nos oferece.

Geralmente os interiores brasileiros são movidos por canções regionais bem diferentes dos grandes centros, onde são vastas as opções sonoras. Quando eu tive contato com a música do Alemão, imaginei ser um músico de algum grande centro mas não, o cara vem da cidade de Santana do Livramento, no interior do Rio Grande do Sul, que faz divisa com Riveira, cidade do Uruguai, o que faz tudo isso ficar mais mágico.

Blues, folk, hard e psicodelismo, letras viajantes e biográficas. Essa é a tônica dos 2 álbuns eps que ouvi do Alemão, que vai da viagem folk psicodélica com letras surreais, e que como numa explosão entra em hard blues que nos leva para dentro de bares imagináveis, com muita bebida, amor e dor, todos elementos que o blues elétrico nos proporciona.

Pássaros defecando, Nadando em cerveja, Contemplando a chuva, Instinto psicodélico, A vagem é uma viagem e planeta, ciprestes e cevada, essas foram as músicas que estão espalhadas nos dois álbuns que mais me chamaram atenção.

Mas se você ajuntar os dois álbuns, vai parecer uma coletânea de sucessos, porque o artista faz um bom passeio por timbres e ritmos, o que faz as canções nos gerar um barato legal sem cansar.

Alemão Abstrato é abstrato mesmo, ele vaga no tempo e no espaço sonoro com uma obra autêntica, eu sei que é mais fácil ficar dizendo termos clichês do que a música apresenta, suas influencias e coisa e tal.

Mas acredito que isso também, sem perceber, limita e desclassifica a obra autoral de um artista. Influências sim, mas o resultado final é do artista que a construiu e não das influências.

Por conta de tudo isso, a música e arte do Alemão Abstrato é única, é a sua história e somente ela pode revelar a alma do artista.

Pronto está aí, diretamente de Santana do Livramento para os ouvidos e mentes de vocês, o trovador elétrico psicodélico: Alemão Abstrato.

Alemão Abstrato nas ondas sonoras do blues psicodélico
Alemão Abstrato

Portfólio do Alemão Abstrato


Expedição CoMMúsica

3 thoughts on “Alemão Abstrato nas ondas sonoras do blues psicodélico

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com