Doces Palavras – Daniel Tobaja. Prazer! Meu nome é Tobarra

Doces Palavras – Daniel Tobaja. Prazer! Meu nome é Tobarra

 

Edmar Silva
Edmar Silva

Edmar Silva escreve a coluna Doces Palavras todas as quartas-feiras e é autor do blog Ficha Técnica

 

Doces Palavras

Daniel Tobaja. Prazer! Meu nome é Tobarra

Tobarra é o nome artístico de Daniel Tobaja, músico paulista, carioca, brasileiro, universal. E achei super bacana o modo que ele usou para apresentar seu nome artístico, assim todos vão falar direito seu sobrenome.

E nessas caminhadas sem rumos que damos nas redes sociais, tive o prazer de bater de frente com um álbum chamado “Geopolítica”, de um tal de Tobarra, não lembro se foi algum amigo em comum que compartilhou ou foi algo aleatório.

Só sei que dei play e ouvi, mas não uma vez, e sim duas, três até assimilar tudo que envolvia nesse trabalho.

Passado um tempo, fiz amizade com Daniel pelo Facebook e descobri que o rapaz tinha outros álbuns lançandos e várias participações em projetos paralelos. Com esse contato, fiquei conhecendo melhor o Daniel e pude finalmente entender o que ele apresenta nas suas canções. Timbres únicos, composições inteligentes com letras bem sacadas, e que passeiam pelo rock e suas vertentes, rap, música clássica, na verdade um baú de informações.

E o bacana da obra do Tobarra é que ele tem uma identidade musical muito própria, e quem se aprofunda em seu trabalho, em um acorde soado, o reconhece.

Tobarra deu o pontapé inicial na sua trajetória musical com o álbum Urban Chaos de 2017, onde já mostrava toda a sua competência nas composições. No mesmo ano, firmou a parceria com Tiu Funk (Herbert Souza) que participou do seu álbum de estreia, e juntos lançam o ótimo “O Mundo Cão”, explorando o universo do groovie e do rap.

Em 2018, Daniel lança dois álbuns “Ponto de Não Retorno” e “Trevas Neoliberais” onde mantém o seu discurso de crítica sobre acontecimentos no Brasil e canções pessoais. Em 2019, vem o álbum “Geopolítica” com Daniel explorando timbres novos e, em 2020, em meio a todo o caos que se instalou no Brasil, pandemia e política, nascem os álbuns “Sem Filtro” e Shadows”.

E nesse período, Tobarra está em seu home studio produzindo e gravando mais uma pérola para a sua discografia, que em breve estará ecoando em nossas mentes exigentes e viciadas em coisas boas.

Eu, particularmente, espero algo bom e atrativo, já conhecendo o talento do rapaz e pelos trechos que ele soltou em sua página no Facebook. Nesse momento, estamos vivendo uma situação bem delicada em nosso país e que vai bem além da pandemia, afetando muitas pessoas psicológica e financeiramente, e o refúgio que muitas pessoas estão tendo é a música.

O que, de uma certa forma, nos leva a saciar a nossa alma de coisa boas e criativas, dentro desse caos e, por isso, trabalhos de operários musicais, como o de Daniel Tobaja, não podem ficar na sombra do tempo perdido. Precisa ser ouvido, revisitado, compreendido e cultivado.

E através desse singelo texto, eu convido aos amantes da boa música conhecer o trabalho desse artista que tem muito a dizer com a sua música sincera e única.

Álbum completo – Daniel Tobarra


Expedição CoMMúsica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2021 Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: