Doces Palavras – A voz suprema de Katia Akquino

Doces Palavras – A voz suprema de Katia Akquino

Edmar Silva escreve a coluna Doces Palavras todas as quartas-feiras e é autor do blog Ficha Técnica

Edmar Silva

Uma vez recebi no meu whatsapp um vídeo de uma banda chamada Cirilo Amém, achei o nome super diferente e curioso. Abrir o vídeo e ouvi os primeiros acordes e de repente me surge uma voz que me prendeu ao som, ouvi a canção mais duas vezes, é aquela voz não saiu da minha mente, e fui correr atrás de informações sobre a banda e tropeço no ep volume 1 que eles lançaram em 2018, o que me levou ao primeiro trabalho deles de 2016, onde tem a música “Não dá mais”, o que me fez apaixonar pela voz da cantora, até então desconhecida para mim.

Mas para minha supresa descubro que a dona daquela linda voz era a cantora Katia Akquino, moradora da zona leste de São Paulo, zona a qual eu faço parte, mas morando em bairros diferentes. Como um grande curioso musical que sou fui saber um pouco mais dessa incrível voz, e investigando descobri que ela era um cantora bem ativa na cena independente de São Paulo e que já tinha feito parte também do grupo Zóio de Gato, onde pude confirmar de uma vez por toda todo o seu talento musical.

Katia, além de cantora é compositora, toca percussão, o que realça ainda mais a sua alma artística. Ouvindo a banda Zóio de Gato descubro que a música “Não dá mais” que tanto gostei foi gravada original pela banda  primeiro, e depois gravada pelo Cirilo Amém.

Na banda Zóio de Gato, o timbre de voz da Katia era mais voltado para o pop rock, e na Cirilo Amém é uma mescla de de rock e MPB o que mostra a versatilidade e a dinâmica da cantora que sabe muito bem transitar a sua voz em vários estilos.

No youtube tem uma versão da banda Zóio de Gato da canção “O Show já terminou” do Roberto Carlos onde Katia canta com suavidade e destreza o que faz a canção ficar mais interessante do que a original, e que comprova o que digo.

Desde que conheci o trabalho da Katia eu venho acompanhando sempre que possível as suas apresentações onde venho comprovando o seu talento, e cada vez mais me apaixonando pela sua voz, que realmente cativa e nos dá conforto.

Se você ainda não teve a oportunidade de conhecê-la é só fazer uma busca simples no youtube e lá você terá uma matérial vasto do seu trabalho, e assim pode comprovar tudo que escrevi nessas humildes linhas, e perceber que não é um exagero meu.

Hoje em dia temos uma facilidade incrível de poder conhecer muita coisa, artisticamente falando, que a 25 anos atrás era bem difícil de econtrar, era um garimpo complicado e muita das vezes injusto. E por conta dessa facilidade talentos como da Katia fica mais visível e com um alcance justo, e assim ganhamos e temos o prazer de ouvi-la

Doces Palavras – A voz suprema de Katia Akquino

Banda Zóio de Gato

Banda Cirilo Amém


Expedição CoMMúsica

2 thoughts on “Doces Palavras – A voz suprema de Katia Akquino

  1. Marcos Vieira Lobo says:

    Resenha relevante sobre a Katia, grande talento, merece holofotes, assim como os músicos que sempre estão ao seu lado.

    Responder
  2. Francine Frosa says:

    Katia, uma artista de muito talento e sensibilidade encantadora. Não é a toa que os músicos que a acompanham são também maravilhosos e sua voz emociona a tantos!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: