Ê Ellythium – um personagem do gênero neutro

Ê Ellythium – um personagem do gênero neutro

A criação dê personagem Ellythium começou junto com o projeto da Expedição. Inicialmente, seria inspirado em uma pessoa e tudo foi construído para isso. Vimos que um personagem mais idealista e ficcional seria representativo. E surgiu o ET.

Usamos imagens gratuitas e sem diretos autorais para reprodução.

Até que chegamos ao Festival e a necessidade de um belo cartaz nos levou à criação da ilustração do personagem da Expedição. O Vander Bourbon recebeu as fotos que circulam no site e orientações sobre a composição moral e comportamental do ET. O desenho ficou por conta dele. E ficou assim:

 

Com o desenho em mãos, começamos o trabalho de digitalização. Primeiro, as imagens foram escaneadas em alta resolução para, em seguida, a digitalização. Esse processo levou um pouco mais de 18 horas de trabalho, pois é feito quase que ponto a ponto, com escolha das cores que devem preencher cada pedacinho do desenho original. Criação digital em cima da criação original por Catarina Luft. E chegamos a esse resultado:

 

 

Essas imagens foram salvas em diversos formatos para atender às diferentes necessidades e o cartaz do I Festival Independente foi criação também de Catarina Luft.

E o que tem a ver o gênero?

Queríamos que ê personagem fosse neutro e há debates sobre como a linguagem pode mascarar preconceitos. Uma das opções tem sido o fim do gênero determinado pelo artigo “o” e “a” em língua portuguesa, sendo substituído pelo “ê”. E vem daí o título do post e o gênero neutro fortalecido pela desinência latina “um”.

Ê Ellythium – um personagem do gênero neutro

Para saber mais sobre os debates a respeito do gênero neutro na linguagem, há um bom texto no Guia do Estudante.

Sobre o I Festival Independente da Expedição CoMMúsica:

Convidamos algumas bandas e músicos para participar desta primeira edição e a resposta foi imediata: participação em massa!

Será nos dias 29 e 30 de maio, às 20h, com transmissão pelo site e pelo nosso canal no YouTube.

Baixe o cartaz de divulgação aqui

Criação da ilustração da/o personagem Ellythium por Capitão Bourbon

A concepção do/da personagem Ellythium é da Elizabeth Del Nero (Tuca), a concepção e criação do desenho é do Capitão Boubon e o tratamento digital da ilustração e criação do cartaz é de Catarina Luft.

E aí? Gostou da Ellythium? Ou prefere do Ellythium?

Participantes (por ordem alfabética):

Alcoóliques

Banda Imenso

Capitão Bourbon

Elefante Cinza

Eternal Knight

Flores do Fogo

Gabriel Malta

Hard Blues Trio

Hitchcocks

Howself

Ladrão

Mano T

Manttra

Phantom

PS Carvalho

Rarefeito 011

Santo Veneno

Stereoshake

Tempo Rei

Town Mania

VM Rock

Serão 42 apresentações musicais transmitidas simultaneamente pelo site da Expedição, canal YouTube e associados. Todas as atualizações e artes de divulgação estarão disponível para download e a distribuição é livre. Convide os amigos, demonstre seu apoio ao projeto, compartilhando sua banda ou músico preferido.

Apoio Cultural


Expedição CoMMúsica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: