IO. Além do popular

IO. Além do popular

IO. Além do popular
Edmar Silva
Edmar Silva escreve a coluna Doces Palavras todas as quartas-feiras e é autor do blog Ficha Técnica

IO. Além do popular

Nessas andanças pelas redes sociais, comecei a mergulhar no universo da música experimental e conhecer vários artistas e selos musicais que espalham essa vertente sonora no mundo.
Todos nós sabemos que o mundo da música sempre foi bem machista, e por mais que hoje tenha bastante mulher produzindo, ainda rola esse tipo de situação. E dentro desse universo de mulheres produzindo, eu me deparei com o trabalho da artista IO, que junto com um sintetizador modular e outras parafernálias eletrônicas, nos transporta para o mundo Infinito das melodias musicais, mostrando que além dos métodos básicos de canções, há um mundo que necessita ser pisado e compreendido.
A música eletrônica teve seu início lá na década de 40 com experimentos sonoros e teve seu auge pop nas décadas de 80 e 90. E desse método, nasceu a música experimental, um mundo bem restrito, mas acessível a todos, basta ter a curiosidade e a vontade de fugir do óbvio.
IO é residente da cidade de Porto Alegre/RS, e lá dentro do seu universo Infinito e particular, ela cria obras musicais que nos atingem e nos impactam da mesma forma que ao ver um pintura em uma galeria.
Falar do trabalho da IO não é a mesma coisa de falar de produtos populares que estamos acostumados a consumir, é necessário expandir a visão, e enxegar a música de uma forma intimista e artística.
IO começou a sua jornada artística em 2020, com o álbum The Vision and the Voice e de lá para cá foram lançados mais 9 álbuns,  com o projeto MODOR são mais 5, e com o Ephemeral mais 3. Isso mostra que em poucos meses ela mostrou toda a sua versatilidade para criação sonora e percorrendo várias campos músicas que são infinitas.
O trabalho dela vem sendo bem reconhecido dentro do universo da música experimental, o que acredito que vem criando nela mais força de continuar criando e desenvolvendo algo tão artístico e  impactante.
Há muitos anos eu acompanho a cena musical desse nosso país em suas variadas vertentes, e sempre achei que há espaço para todos artisticamente falando, e só ganhamos quando abrimos a porta de nossa mente para algo novo e diferente, sem medo de julgamentos.

E a luta dessa nossa coluna é apresentar trabalhos de qualidade artística elevadas, onde podemos encontrar um mundo novo que vai além dos quintais do mundo. Não é necessário ser sábio e intelectual para entender arte e qualquer pessoa pode compreender, é so querer. E sendo assim, o trabalho artístico da IO está aí acessível, e esperando vocês para ser digerido e elevado a um grau nunca absorvido na mente de vocês.

Link dos trabalhos:


Expedição CoMMúsica

1 thought on “IO. Além do popular

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com