Silvia Ferreira Lima • Portfólio de Artista Visual

Silvia Ferreira Lima • Portfólio de Artista Visual

 

Este portfólio, na realidade, levou uns quatro anos para ser concluído. Comecei em 2015, com aulas de xilogravura. E por incrível que pareça, logo de cara lembrei que aprendi a fazer xilogravura em compensado e que entalhei uma caravela, quando tinha uns onze anos.

Bom, sempre gostei de desenhar. Cheguei a fazer várias histórias em quadrinhos, mas sempre fui perfeccionista. Então, jogava tudo fora. O mesmo eu fiz com vários textos que eu escrevi. Pois é, acabei fazendo faculdade de Letras, embora Artes Plásticas também estivesse no meu interesse.

Fiz Mestrado em Comunicação e Semiótica com dissertação sobre o processo criativo de Haroldo de Campos nas Galáxias. Ou seja, Literatura e Processo de Criação. Quando já estava quase me aposentando fui estudar Artes Visuais.

Sempre conto a alegoria de que eu era uma navegante e quando ouvi o canto da sereia que era a Arte, eu mergulhei fundo. Como sou mulher, também virei sereia rs. Por isso sinto um imenso prazer ao me comunicar através da imagens, transformando lixo e material reciclável em obra de arte. Sim, já fiz matrizes desta forma.

Para quem não conhece, as matrizes são os objetos que cortamos e marcamos para entintar depois, colocar papel numa prensa e tirar cópias. Aliás, a história da gravura tem relação com a história da impressão dos livros e até do dinheiro em papel. As Casas da Moeda até hoje empregam excelentes gravadores, em todos os lugares do mundo.

Bom, não uso somente madeira para minhas matrizes, mas faço com embalagens de leite e suco. E atualmente transformo o papel em que realizo minhas gravuras em objetos escultóricos como livros de artista. Transformo os papéis reutilizando, ou ainda, aproveitando todos os pedaços para fazer colagens e também os utilizo fazendo livros ou esculturas em papel. Essas ações têm sido mais recentes, então ainda não estão no meu portfólio, que divulgo aqui.

Neste vídeo está meu trabalho de pesquisa filosófica, teórica e imagética para realizar meu projeto que relaciona os órgãos do corpo humano, como: cérebro, coração, pulmão, pâncreas, rins, fígado, útero. Escolhi estes órgãos por se relacionarem aos órgãos vitais.

Esta pesquisa que começou num livro de anatomia humana, levou à pesquisa das células, meu desenho das células relacionadas aos órgãos acima, que só não ficou com as células referentes a todos os órgãos citados, por escolhas estéticas.

Para isso, aprendi a entalhar em topo de madeira, que é a madeira cortada do caule em sentido horizontal. Considero importante falar que só entalho os pedaços de madeira que encontro.

Comecei encontrando pedaços de tronco de árvores tipuana cortadas do espaço da Unicamp, porque as raízes são superficiais e quando a árvore fica grande, elas acabam não segurando a árvore no solo. Então, elas tombam e chegam a cair em casas, carros e pessoas. Se estivessem numa floresta não haveria este perigo, porém são plantadas em trechos arborizados da cidade, o que acaba trazendo riscos.

Outra coisa que podem observar no meu portfólio é que ele não tem trilha sonora. Não consegui colocar música, primeiro porque realmente curto o silêncio e segundo porque conto que talvez algum músico ou banda que publica aqui tenha interesse em oferecer uma trilha sonora para o meu trabalho, caso identifique alguma ideia em comum.

Fica como convite e até desafio.

Outra coisa é que já coloquei os preços nas obras caso alguém tenha interesse em adquirir. Explico que nunca faço muitas cópias de qualquer matriz. Geralmente imprimo de 10 a 12 cópias, isso quando não imprimo menos.

Qualquer coisa podem entrar em contato comigo.
Espero que gostem!


Silvia Ferreira Lima • Portfólio de Artista VisualSilvia Ferreira Lima escreve a coluna Cavando Ideias todas as sexta-feiras. Silvia Ferreira Lima • Portfólio de Artista Visual.

Portfólio de Silvia Ferreira Lima na Expedição CoMMúsica: clique aqui.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: