Cavando Ideias • Orientações econômicas para pessoas comuns

Cavando Ideias • Orientações econômicas para pessoas comuns

 

Cavando Ideias • Orientações econômicas para pessoas comuns – Nathália Rodrigues é mais conhecida nas redes como Nath Finanças. Administradora de empresas, pelo menos, é esta sua formação. No início do livro, ela nos conta que morava na Baixada Fluminense e diariamente demorava cinco horas para se deslocar de casa até o trabalho, que se localizava na Zona Sul. Fazia seis horas de trabalho diário, porém ficava à disposição do trabalho não apenas no tempo em que estava no escritório, mas também no tempo que demorava para se deslocar. Totalizando umas onze horas, mas não recebia para tanto.

A mesma autora é quem reflete sobre isso e nos faz refletir também. Afinal, quando vamos atrás de emprego nós nos sujeitamos ao deslocamento, ou ainda, às horas necessárias para se deslocar até lá. Sem pensarmos no quanto vale a pena. E mesmo que seja nossa única oportunidade, sempre acabamos dedicando mais tempo de nossa vida do que realmente recebemos por isso.

Quando pensamos junto com a Nathália, chegamos à conclusão do quanto somos explorados e quanto realmente vale nosso tempo de vida dedicado ao trabalho. Bom, ela já começa esclarecendo sobre isso. O mais importante é que suas explicações sobre dados econômicos, necessários para nossa vida de consumidores, são passados por ela com muita facilidade e de modo acessível a quem realmente precisa entender destes dados a fim de tomar o controle econômico de sua vida.

Nathália Rodrigues ou Nath Finanças, como é conhecida na rede de Youtube e Instagram, possui um programa que vai ao ar duas vezes por semana às segundas e quintas-feiras às 18 horas. Possui 401 mil seguidores no Instagram e 268 mil inscritos no Youtube. Realmente, ela é uma produtora de conteúdo. Ainda bem que realiza um papel social. Assim, auxilia a milhões de pessoas, como eu, que apesar de ter estudado bastante, nunca soube administrar minha vida econômica. Mas chega um momento em que isso se torna necessário.

Afinal, quem recebe educação econômica na família ou na escola para exercer seus direitos de consumidor? Realmente não interessa ao governo, aos bancos ou aos empresários que a população saiba defender seus direitos e não fique endividada, sem condições de pagar por aquilo que já gastou nos cartões de crédito, nos financiamentos ou crediários aos quais todos nos submetemos a fim de comprarmos o que queremos, precisamos ou desejamos.

Uma das perguntas que ela faz aos seus leitores e seguidores o tempo todo é você realmente precisa do que vai comprar? Já começa com esta pergunta, que devemos nos fazer sempre para não nos comprometermos além de nossas rendas.

Descobri a expertise de Nathália, através do seu livro Nath Finanças Orçamento sem falhas publicado pela Editora Intrínseca. Dá para entender como cheguei a ela através de livro. Primeiro, porque adoro ler, pegar o papel, virar as páginas ,sem precisar gastar energia elétrica para ler. Segundo, a Editora Intrínseca possui um clube do livro bem interessante e uma postura social e política com a qual eu coaduno. Coloca-se sempre pelo interesse social e público em suas publicações no Instagram, por exemplo. Além disso, os primeiros 20 mil que seguirem a editora no Instagram recebem 150 livros de seus livros publicados. Basta verificar a mensagem da Editora na capa do seu Instagram.

Bom, adorei o livro! Considero uma leitura gostosa e necessária para nos tirar da ignorância bem como do gasto enorme e desnecessário que possamos realizar. Além disso, no capítulo final existem alguns exemplos de gráficos e tabelas que podem nos ajudar a organizar nossa economia. E organizar nossas finanças é um bom princípio para o início do próximo ano de 2022.

Aproveitem!!! 😉


Manifesto da Expedição CoMMúsica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com