Cavando Ideias: Conta comigo três vezes mulher

Cavando Ideias: Conta comigo três vezes mulher

Cavando Ideias: Conta comigo três vezes mulher

Conta comigo é o título do livro de Michele Fernandes, minha companheira de artigos no site, que publica a todas as quintas-feiras na Expedição CoMMúsica. Desta vez, comprei seu livro na Editora Voz de Mulher e li cada página com muita emoção e carinho. Percebendo a delicadeza da narradora, ao relatar as histórias de três protagonistas diferentes: o Pedro, uma homem de cerca de trinta anos, que foi órfão e nunca teve o carinho de mãe. Por isso, sempre foi arredio, fugindo de qualquer relacionamento, mesmo com os colegas de trabalho, evitando sofrer bulling, o que sempre esteve em sua vida.

Mas Pedro  é um homem simples e bom. Salva a mulher que encontra nua à beira do rio, quando voltava para casa de bicicleta. Desmemoriada, Pedro a chama de Vitória e cria um bonito relacionamento com ela, imaginário ou real; o fato é que este relacionamento existe para o protagonista assim como para o leitor; que fica realmente emocionado com a história de Pedro. A autora diz que a protagonista é a Vitória, mas sinceramente, escolhi o protagonismo do Pedro. Senti suas carências e necessidades. sonhei os seus sonhos, tal a delicadeza com que foi colocado seu ponto de vista. Amei o conto.

O conto seguinte é a história de Melissa, que assim como muitas mulheres, sofre de abuso sexual e encontra forças para continuar sua vida. O pior de tudo é quando imaginamos que os abuso ocorrido dentro da família e nem sua mãe acreditou nela e a protegeu. Mas Melissa desde o início se coloca como uma extraterrestre, porque não segue os modelos apresentados em sua vida. De início, ela se coloca com o poder da invisibilidade, porque afirma que ninguém a enxerga. Depois outros superpoderes aparecem, até que ela percebe o abuso sofrido por uma colega de faculdade, novamente exercido por um amigo da família, que vai abusar de sua suposta fraqueza. Mas Melissa oferece sua ajuda, quando percebe o que está ocorrendo, oferece sua experiência, até então tão dolorosa para auxiliar outras mulheres. Até que ela se identifica com o poder de unir novas mulheres, que sofrem do mesmo mal, a se fortalecerem e se unirem para serem capazes de se defender. Linda e muito real a história toda.

O terceiro e último conto, também trata de um caso bem polêmico, principalmente para aquelas pessoas que só aceitam os padrões já enraizados há séculos, que não correspondem de fato à dinâmica social bem como à complexidade humana. Afinal, qualquer forma de amor vale a pena. Novamente, uma questão muito forte como a sexualidade e a disposição sexual vêm à tona. E a narrativa toda se faz de forma tão delicada e tão suave, que as diferenças humanas ficam evidentes, basta apenas a aceitação e o reconhecimento público para tornar a todas as pessoas muito mais felizes.

Conta comigo é um livro maravilhoso! Emocionante, delicado, vibrante e profundamente verdadeiro. Se eu já admirava a colega, agora passei a amar a escritora e a me sentir orgulhosa por conhecer um ser humano de tanta sensibilidade e coerência.

Comprem o livro e leiam! Vocês não vão apenas adorar as narrativas, como vão ficar com vontade de quero mais histórias da Michele Fernandes.

Tocante, viu?! 😉

Cavando Ideias: Conta comigo três vezes mulher

Manifesto da Expedição CoMMúsica

2 thoughts on “Cavando Ideias: Conta comigo três vezes mulher

  1. Contos de Samsara by Michele Fernandes says:

    Fiquei emocionada e muito muito muito feliz com a sua visão sobre o meu livro! Obrigada levá-lo a mais pessoas!

    Responder
    1. silviaferlima says:

      Que bom que você gostou. Eu realmente adorei a narrativa. Muito sensível, muito real e contundente. Tira o fôlego. Vale a pena ler!!!

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com