Baixaria Sonora – Um herói possível

Baixaria Sonora – Um herói possível

Jean Paz escreveu sua coluna Baixaria Sonora todas as terças-feiras aqui, na Expedição CoMMúsica e republicamos um de seus textos hoje. Leia mais textos do Jean no blog Baixaria Sonora.

Baixaria Sonora – Um herói possível

 

Todos conhecem a história de Carlos Marighella, baiano, deputado, guerrilheiro, fundador da ALN, que escrevia poemas, que escreveu o Mini-manual do Guerrilheiro Urbano e que sobreviveu a um atentado covarde dentro de um cinema carioca.

(Reagiu, foi baleado mas sobreviveu).

E que em Novembro de 69, foi brutalmente assassinado, vítima de uma emboscada armada pelo delegado Fleury.

E a biografia “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, escrita pelo jornalista Mário Magalhães , vocês conhecem?

Confiram a resenha que escrevi recentemente e que foi originalmente publicada no Instagram literário “Meu conto do dia”.

Meu conto do dia

Quando comecei a escrever esse texto, pensei em dividi-lo em duas partes. Lado A e lado B, como os velhos compactos de 7 polegadas, daqueles com sambas clássicos que o protagonista do livro costumava ouvir quando era jovem. Mas de um lado teríamos as rimas precisas dos Racionais. Do outro, todo o lirismo e a psicodelia do Abraçaço do Caetano.

Pensando bem não daria certo. O homem que não teve tempo de ter medo provavelmente não teria tempo de virar o disco.

Optei por ser objetivo, como um certo discurso que foi ao ar pela Rádio Nacional, em Agosto de 69.

 

Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo

Essa urgência por fazer acontecer está presente no excelente “Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, com o qual o jornalista Mário Magalhães nos presenteou em 2012, num período em que nem o mais pessimista poderia prever que a década se encerraria de uma forma tão melancólica.

O ritmo preciso do seu texto permite que consigamos visualizar cada momento da trajetória deste que foi o maior nome da resistência à ditadura militar. Desde a sua infância humilde até a emboscada covarde que lhe abreviou a vida e nos fez ter certeza que perderíamos aquela batalha.

Com uma pesquisa riquíssima o livro é repleto de fatos e fotos que mostram diversos detalhes da vida de um homem que abriu mão de sua vida pessoal para lutar pelo seu ideal. E se tornou a pedra no sapato de uma ditadura militar que ceifou vidas e pensamentos.

O livro traz a público uma série de acontecimentos até então desconhecidos não só sobre a vida do protagonista, como de outros personagens da nossa história. E consegue tocar em assuntos delicados sem soar partidário, expondo os equívocos que tornaram nossa luta armada uma aventura Pixotesca sem final feliz.

Se você conhece a história de Carlos Marighella, prepare-se para um livro emocionante do início ao fim. E muito necessário para os nossos dias atuais.

Caso contrário, é a oportunidade de conhecer a trajetória de alguém que ousou e lutou contra um regime autoritário. Ousou e de certa forma venceu. Mas que não costuma ter destaque nos nossos livros de história. E que não foi homenageado com um feriado nacional.

Para ler ouvindo:

 

 

 

Baixaria Sonora – Um herói possível, texto de Jean Paz.

 


Expedição CoMMúsica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com