Conta Comigo • O Livro da Hipnose ou Estados da Consciência

Conta Comigo • O Livro da Hipnose ou Estados da Consciência

Conta Comigo • O Livro da Hipnose ou Estados da Consciência, livro de Silvia Ferreira Lima

Portfólio de Silvia Ferreira Lima na Expedição CoMMúsica. Clique aqui.

Quando, no início deste ano, a Editora Voz de Mulher começou a divulgar as autoras que comporiam seu catálogo no primeiro semestre de 2021, tive o prazer de conhecer uma pessoa acolhedora, alto astral, sempre inspirada e inspiradora. Falo da minha colega aqui no Expedição CoMMúsica: Sílvia Ferreira Lima.

Escritora, artista visual, mãe, colunista, professora, doutora, autora de vários livros… Seria mais fácil falar o que Sílvia não é. Tive a honra de ler duas de suas obras e aqui vou me debruçar mais sobre “O Livro da Hipnose ou Estados de Consciência”.

O livro em si já é uma obra de arte antes de começarmos a leitura, pois faz parte de sua composição imagens de gravuras feitas pela própria autora. A partir da gravação de estampas, a artista brinca com um jogo de claro e escuro em texturas variadas.

Outro importante componente vem logo a nossos olhos – as citações. Cada conto é introduzido por meio de uma epígrafe da obra de Hegel, que terá um elo com a narrativa a seguir. Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770/1831) foi um influente filósofo germânico da linha do “Idealismo Absoluto”.

Entrando no conteúdo dos contos, a autora apresenta narrativas bastante sucintas, enxutas, onde cada detalhe pertence ao todo. Encontramos protagonistas que carregam marcas, como a mulher que dá à luz seu natimorto, uma personagem que marcou muito a mim.

A escrita é cativante e íntima, dando ares de que a autora está falando de sua própria família. Também acabamos nos sentindo parte desse universo familiar, pois no avançar das páginas, percebemos a repetição de alguns personagens. É como um reencontro com amigos queridos.

A representação trazida nas tramas, no entanto, é uma réplica da realidade com todas as suas dores, como as cópias feitas com a matriz que carimbam as superfícies do papel e fazem a imagem se repetir. Em um jogo de claro e escuro, Sílvia revela uma gama de personalidades em diferentes estados de consciência, um conjunto variado de texturas da alma.

No prefácio, a autora fala de Hypnos, o deus grego do sono, que se junta a Hades e Tânatos para dizimar os seres humanos.

“Hypnos coloca os oponentes em estado de sono, tornando-os vegetativos e indefesos. Cria ilusões, despertando dor e angústia, assim convence as pessoas a desejarem a morte. Mas, é destruído graças à tenacidade humana do espírito.”

Somem-se essas informações e encontraremos o tom da obra de Sílvia Ferreira Lima: a luta de seus personagens para conseguir despertar sua consciência, questionando, lutando, buscando a lucidez, conhecendo a si mesmos em uma jornada de mãos dadas com a arte visual e a filosofia. Tudo na obra se conecta, e nós, leitores, somos automaticamente mais uma peça desse jogo.

O “Livro da Hipnose ou Estados de Consciência”  merece fazer parte da estante dos amantes de contos brasileiros contemporâneos, ou ainda e principalmente, escritos por mulheres. Para adquirir um exemplar, clique aqui, ou entre em contato com a autora (IG: @demulhereselivros). Acompanhe também a autora na Coluna Cavando Ideias, publicada todas as quintas-feiras, aqui na Expedição CoMMúsica.


Manifesto da Expedição CoMMúsica

1 thought on “Conta Comigo • O Livro da Hipnose ou Estados da Consciência

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: