Curiosidades sobre as vidas de escritoras icônicas: Irmãs Brontë

Conta Comigo! Curiosidades sobre as vidas de escritoras icônicas: Irmãs Brontë

Irmãs Brontë foram três irmãs e escritoras inglesas do século XIX cujos livros são até hoje amplamente publicados e lidos – Charlotte Brontë, Anne Brontë e Emily Brontë.

The Bronte Sisters by Patrick Branwell Bronte

Conheça cinco curiosidades sobre as suas vidas:

1- Na infância, brincavam de construir mundos fictícios

As meninas, em suas brincadeiras com o irmão, criaram várias terras imaginárias (Angria, Gondal, Gaaldine). Relatavam em detalhes os lugares onde seus soldados de chumbo costumavam “morar”. Conta-se que elas escreveram mais na infância do que na vida adulta, porém quase tudo dessa época foi perdido.

2- Eram mulheres à frente do seu tempo em termos profissionais

Na época, era um fato diferenciado uma mulher trabalhar, mas as três irmãs conquistaram postos como professora, governanta e preceptora, que eram algumas profissões aceitas na época para serem desempenhadas por pessoas do sexo feminino. As irmãs apresentaram e discutiram essas funções em alguns dos seus romances. Emily, porém, levava uma vida mais reclusa e não durou muito nos empregos.

3- Utilizaram pseudônimos masculinos

Como na época era muito difícil para uma mulher ser aceita como escritora, o uso de pseudônimos ajudava a ingressar no mercado editorial. Além disso, autoras mulheres ficavam mal vistas pela sociedade. Assim, Charlotte usava o pseudônimo Currer Bell, Anne empregava Actor Bell e Emily fez uso do nome Ellis Bell.

4- Havia também um irmão talentoso

 Esse irmão era Patrick Branwell, que, assim como as meninas, escrevia poemas, pintava e era professor particular. No entanto, faleceu aos trinta e um anos sem publicar livros ou vender quadros. A sua morte, ligada ao abuso de álcool e ópio, trouxe muita tristeza à família e pode ter precipitado o falecimento de Emily, de quem era mais íntimo.

5- A família não deixou descendentes

 Emily e Anne faleceram jovens e solteiras com 30 e 29 anos respectivamente. Já Charlotte se casou com Arthur Bell Nicholls, o coadjutor do seu pai, que teria inspirado personagens como Rochester e St. John em “Jane Eyre”. Em seguida, engravidou e começou a apresentar problemas de saúde. Charlotte morreu juntamente com o filho que esperava, aos trinta e oito anos de idade.


Manifesto da Expedição CoMMúsica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com