Os bastidores da Ópera Pitágoras de Samos • Andersen Viana

Os bastidores da Ópera Pitágoras de Samos • Andersen Viana

Há muitos anos não tínhamos uma ópera brasileira em processo de criação textual, musical e de interpretação. O Programa Harmonia produziu um minidocumentário sobre como foi produzida a Ópera Pitágoras de Samos, de Andersen Viana, assim como quais são as pretensões para o futuro. Vale destacar que um dos objetivos é a distribuição da Ópera em DVD para todas as escolas da rede pública do Brasil, incentivando o conhecimento da produção musical dramática do país.

Nenhum teatro musical no mundo foi ainda escrito, produzido e disponibilizado na Internet tendo como tema este importante personagem do pensamento ocidental: Pitágoras de Samos. Ressaltamos que a linguagem desta obra se encontra em português, viabilizando amplo acesso a diversos extratos da sociedade, geralmente excluídos da compreensão dos textos deste gênero, os quais geralmente foram produzidos em Italiano, Alemão, Francês, Inglês e Russo.

A trajetória do filósofo, matemático e músico grego Pitágoras ganha adaptação para os palcos com o espetáculo “Pitágoras de Samos”. Além desta obra, as únicas duas óperas produzidas em Minas Gerais foram “Tiradentes”, de autoria de Manuel Joaquim de Macedo, e “Os Sertões”, de Ferdinand Juteaux. A primeira apresentada em 1886 em Belo Horizonte e a segunda, em 1955. Confira os bastidores dessa produção da Cia Mineira de Ópera.

Confira:

O vídeo foi retirado do ar.

 

A Ópera Pitágoras de Samos estará no programa Sons da Resistência do dia 24/12, às 19h, na rádio Expedição CoMMúsica.

Os bastidores da Ópera Pitágoras de Samos • Andersen Viana

 


Portfólio de Andersen Viana

 

Manifesto da Expedição CoMMúsica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com