Gabriel Lelis • Minas Gerais

Gabriel Lelis • Minas Gerais

Gabriel Lelis

Gabriel Lelis • Minas Gerais, é natural de São João Del Rei.

Cantor, compositor, multiinstrumentista de estúdio, apresentador e ator.

Gabriel Lelis é artista independente de São João Del Rei. Cantor e compositor, se apresenta nas casas de shows de São João Del Rei e região desde 2009 e vem lançando suas músicas autorais em áudio e vídeo desde 2020.

Gabriel é um dos fundadores do “Block ‘n Roll”, bloco de carnaval sanjoanense com shows das bandas de Rock da cidade em plena folia. O bloco fez parte da programação oficial do carnaval do município por quatro anos e hoje acontece de forma independente.

Ele estreou com o single “O Choro é Livre” no dia 05 de novembro de 2020 (dia nacional da cultura), que rendeu três videoclipes, sendo a versão original da música, o “making off” (lançado em 17 de novembro) e uma versão instrumental, alternativa a original (lançado em 28 de novembro) em parceria com o projeto “iinverna” do músico e produtor EdderDavin, que também é responsável por produzir em seu estúdio as músicas de GabrielLelis.

Em 25 de dezembro de 2020, Gabriel lançou o single “Roça Gerais”, que retrata o dia a dia de mulheres e homens residentes das zonas rurais de Minas e do Brasil.

A música “Roça Gerais” nasceu para exaltar a importante força dos trabalhadores rurais, pessoas do campo e pequenos agricultores do país que, apesar da desvalorização do setor primário, desigualdade social e dificuldade de acesso à informação, lutam bravamente dia após dia para criarem suas famílias e viverem com dignidade, tirando da terra seu sustento.

A canção enaltece a música caipira com ritmos de palmas e pés característicos do Catira, também conhecido por Cateretê; chocalhos, bumbo e triângulo de Maracatu, e claro, utilizando a viola caipira nos arranjos.

O cantor participou em 2021 com a música “Roça Gerais”, da “Mostra Terceira Margem: Territórios da Identidade”, realizado em São João Del Rei pelo Grupo “Teatro da Pedra”.

Recentemente, em 21 de abril de 2021, lançou o compacto “Uns Punk”, com letras que incitam revolução e a transformação social. Estes compactos, juntamente com os singles já lançados e com outras músicas que estão sendo gravadas, farão parte do primeiro LP de Gabriel, denominado “Ao Ponto de Cru”.

O LP “Ao Ponto de Cru”, lançado dia 27 de Setembro de 2021, traz, além dos singles já lançados, 4 músicas inéditas que compõem seu estilo musical versátil e alternativo, tendo o álbum como um todo um conceito de espírito revolucionário.

Com um jeito calmo e limpo de cantar, Gabriel propõe aos ouvintes entender claramente suas letras incisivas, empoderadoras e impávidas.

Preocupado com as relações interpessoais, com a conscientização da classe trabalhadora e a emancipação intelectual dos ouvintes e espectadores, Gabriel transparece sua arte intrínseca utilizando de suas experiências pessoais, do cotidiano alheio, temas políticos e críticas metafóricas à sociedade brasileira para compor seus versos, melodias e trabalhos visuais.

1 thought on “Gabriel Lelis • Minas Gerais

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: