Vivendo de Música • O que é Mindset Guitar ?

Vivendo de Música • O que é Mindset Guitar ?

Por Luis Maldonalle

 


Hoje eu trago uma imersão no universo ágil e de autoconhecimento direcionado ao segmento musical. Aqui você vai ter acesso a um trecho do capítulo do E-book Mindset Guitar, lançado em dezembro de 2018.

Ao conjunto de crenças, atitudes, valores, influências e desempenho, além dos resultados mentais, boa parte com um impacto significativo em sua vida, sobretudo nas escolhas e a maneira como lidar com situações, chamamos de Mindset. Ou, mentalidade. O Mapa mental. Sua configuração padrão ou o seu modo operacional e comportamental diante os acontecimentos.

O termo surgiu à tona depois do incrível trabalho da psicóloga Carol Dweck professora em Standford, que durou décadas e que resultou no livro “ Mindset” a nova psicologia do sucesso. Carol definiu através dos incontáveis testes que iam de crianças de 3 e 4 anos a adultos, que o conceito se resumia em dois aparentes tipos de mindset. O mindset fixo e o mindset de crescimento.

É possível mesmo diante da flexibilidade do conceito, ou seja; você no controle, mudar/ajustar o seu Mindset. Claro que todo o conceito apresentado serve como analogia já que temos um direcionamento para o nosso instrumento.

O livro Mindset Guitar é tudo isso voltado ao músico, o artista, o aficcionado na música e enfim, guitarristas.

Mindset guitar é um conjunto de conceitos trazidos de outras esferas que podem ser aplicados no contexto musical, porém, focado em solução. Tão importante quanto a prática em si.

Mas antes de prosseguir, vamos entender um pouco do conceito e diferença entre os dois tipos de Mindset.

Mindset Fixo

Uma das características mais nocivas no mindset fixo é a sua capacidade limitante e terminal diante às análises pessoais. Pessoas com o mindset fixo vivem na beira do precipício com medo de não serem aceitas boa parte do seu tempo. Acreditam que capacidade e recursos são fixos e determinantes. Ou você nasce com capacidade e o que chamam talento, ou você será um fracassado.

A leitura do processo é bem evidente durante a adolescência quando uma série de desafios e descobertas são introduzidas em suas jornadas pessoais. Para esse grupo de pessoas, aprender pode ser algo como ser desmascarado. E consequentemente não ser aceito ou virar motivo de piada entre seus pares, o que seria devastador. Passam mais tempo justificando, se protegendo do que enfrentando novas etapas.

Pessoas com mindset fixo não acreditam em mudanças ou melhorias. Vão sempre entender esforço como talento ou recurso, exatamente por estarem presas ao padrão de fracasso. E assim, de forma definitiva acreditam que foram ignorados e estão longe do benefício de recursos e talentos que os privam de oportunidades e resultados.

O número de artistas e músicos que acabaram por estabelecer esse limite em suas vidas/carreiras é impressionante.

Todo terreno no qual a ideia de uma startup é desenvolvida é criado sob risco. E isso acaba se tornando um atrativo. E entre o processo de ideação, validação da solução, ajuste de Feedback e prototipação, a melhor coisa que pode acontecer, acredite ou não, é falhar. O conceito da falha, abordada em ajustes e melhorias, é quase impensável para pessoas com mindset fixo. Pois você já foi fadado ao fracasso com o seu DNA sem recursos.

Quase todo formato de aprendizado, pelo menos os mais significativos, baseiam se em interesses obsessivos, curiosidades e a poética busca pelo saber. Diante quadros assim, fomenta-se o esforço, o aprimoramento quase sempre em busca de realizações importantes.

No entanto, convém dizer que apesar de todo o perfil negativo, há uma infinidade de pessoas configuradas com mindset fixo que são bem sucedidas.

Mesmo em uma rasa prospecção de ganhos e dores (problemas, desejos e necessidades)não há abordagem definitiva entre certo e errado. Afinal, recursos e oportunidades acontecem de maneira diferente a todo momento. É o prisma pessoal (o seu pacote entre escolhas e instinto) que certamente apontará o caminho.

Isso quer dizer que a partir de determinado ponto, Mindsets são opcionais. E você, se disposto a tal, o responsável por essas escolhas.

 

Mindset de Crescimento

Do outro lado desse viés de pensamento, temos o mindset de crescimento. Nele, estão as pessoas que se identificam com desafios e obstáculos. Que mantêm a questão do aprendizado no topo da sua cadeia de prioridades. O grupo de pessoas com o mindset de crescimento lida melhor com a longevidade do processo. Eles querem resultados, sim. Mas entendem que as falhas fazem parte como colunas de desenvolvimento durante todo o processo.

Outra característica ímpar nas pessoas com mindset de crescimento é que diante da falha, eles optam por acreditar em esforço o que lhes proporciona uma maior capacidade de superação. Da mesma forma, ou como um processo de retribuição, investem tempo para desenvolver talento acreditando piamente na repetição, esforço e eficiência. A consciência de que o mundo ao seu redor não mudará, se curvando aos seus caprichos, os deixam conectados com a realidade.

Portanto, acreditam que o caminho é pavimentado através de esforço e aprendizado. Para eles, no final, o processo é maior que resultados.

É bom entendermos que mesmo opcionais, mindsets não são definitivos. Você pode ser uma pessoa com mindset fixo, mas usar o mindset de crescimento em uma ou outra situação. E assim como há pessoas bem sucedidas através do mindset fixo, o uso e reconhecimento do mindset de crescimento não é uma garantia absoluta de sucesso.

A metodologia do Mindset Guitar consiste na leitura fidedigna dos obstáculos e desafios no sistema de aprendizado e sobretudo no recurso de reprogramação mental para obtenção de resultados críveis e funcionais.

É a capacidade não só de entender as crenças limitantes e desafios como a reconfiguração de atitudes formatadas através do desempenho.

Resumindo: reconfigurar e aceitar limitações pode ser a diferença entre decidir ser estigmatizado ou seguir adiante.

O livro tem a ideia central de reprogramação, aprendizado e a superação através do enfrentamento de situações limites. Abrir a mente para alguns exemplos e sugestões aqui citadas nos capítulos a seguir, pode fazer com que você tire proveito de tudo que o conceito Mindset Guitar oferece.

O E-book Mindset Guitar foi lançado em 06 de dezembro de 2018 e acredite, está mais atual do que nunca.

A seguir, você encontra o link para acessar o livro na Amazon.

 

Vivendo de Música • O que é Mindset Guitar ?

Abs.

Vivendo de Música • O que é Mindset Guitar ?
Vivendo de Música • O que é Mindset Guitar ?

L.M.


Post anterior de Maldonalle

Author: Maldonalle

Luís Maldonalle é guitarrista há trinta anos e é e considerado um dos grandes expoentes da cena do Centro-Oeste. Atualmente se dedica ao conteúdo via redes e o Tributo Yngwie Malmsteen. Luís sempre foi um aficionado das clássicas histórias de terror e literatura fantástica. O seu livro, Sete Noites em Claro, é a estreia dele no universo do terror e fantasia. Para mais informações visite : https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=M83EX6BSSVXS4

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: