Vivendo de Música • Análise SWOT – Parte 2

Vivendo de Música • Análise SWOT – Parte 2

Por Luis Maldonalle

 

No texto anterior, falei um pouco sobre a ferramenta SWOT e a sua importância na resolução dos projetos e otimização e objetivos e resultados.

Hoje, vou tentar aprofundar a análise e focar em um raio X da ferramenta. Afinal, como aplicar a técnica SWOT?

Pra entendermos a análise SWOT é necessário entender todo entorno e estratégia business do seu plano/modelo de negócio.

Quanto mais claro em sua mente esse objetivo for, mais direto você pode ser com o tipo de marketing de resultados que você pode implementar nessa jornada.

Quando você começa a definir o plano e optar por ações específicas, você embarca em uma pesquisa confiável sobre seu nicho. E consequentemente; o seu alvo e objetivo e tipo de usuários. Enfim, a persona que acaba por definir o seu conjunto de ações de marketing e, análise SWOT.

Já sabemos que SWOT é um framework que analisa de forma contundente os elementos internos e externos que impactam diretamente na sua estratégia de marketing.

QUANDO USAR O SWOT

É vital usar a análise SWOT no início de qualquer campanha e projeto e estratégia de marketing. Afim de colher os melhores e evitar s armadilhas da falta de planejamento.

Esse framework usado de forma correta você pode identificar elementos e ameaças antes que se tornem inevitáveis. Assim como identificar oportunidades mesmo que ainda em estágios iniciais. Portanto, se usado antes do processo, os benefícios são maiores.

Falando de orçamento e finanças, imagine o quanto você pode economizar identificando todos esses problemas em seus estágios embrionários sem gastar um único centavo. É isso que que esse poderoso framework pode fazer por você antes mesmo de implementar seu plano ou modelo de negócio.

Aqui, artistas e músicos deveriam parar de se perguntar ; “ o que isso tem a ver com o meu nicho?” Resposta: absolutamente TUDO.

Boa parte dos artistas e músicos acham que tem uma visão real do que é o seu objetivo, mas na verdade estão longe de saberem a realidade e o processo envolvido. É aí que a análise SWOT entra.

Você pode testar seu modelo de negócio; curso,aula , gigs, produção musical , produtos, consultorias entre outros e refazer o processo eliminando desperdícios e pontos fracos.

Segue aqui uma lista de pontos e tópicos em que a análise SWOT pode ser útil e mudar definitivamente a sua relação com processo e resultados.

. Todo seu planejamento e estratégia

. Negócios em geral

. Diferentes tipos de canais

. Lançamentos e teste de produtos

. Relacionamento com seu público e clientes

. Viabilidade e custo de um

Produto/serviço

. Aumento de conversão de tráfego em sites.

. Funil de vendas

Enfim, pode não parecer, mas isso se tornaria uma lista extensa de benefícios.

O simples fato da ferramenta botar você cara a cara com seus pontos fortes e fracos ( e digo não o que você acha, e sim o que de fato são), já deveria fazer parte do seu dia a dia, caso a coisa seja pra valer.

Bom, sei que a absorção e sobretudo a utilização da ferramenta como um bônus em suas estratégias pode não acontecer do dia para a noite. Mas deveria ser levado muito em consideração.

Abs.

L.M

Vivendo de Música • Análise SWOT - Parte 2

Author: Maldonalle

Luís Maldonalle é guitarrista há trinta anos e é e considerado um dos grandes expoentes da cena do Centro-Oeste. Atualmente se dedica ao conteúdo via redes e o Tributo Yngwie Malmsteen. Luís sempre foi um aficionado das clássicas histórias de terror e literatura fantástica. O seu livro, Sete Noites em Claro, é a estreia dele no universo do terror e fantasia. Para mais informações visite : https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=M83EX6BSSVXS4

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