Vivendo de Música • Mapa da empatia

Vivendo de Música • Mapa da empatia

Por Luis Maldonalle

 

 

Trecho do ebook mindset Guitar –

Ao longo dos trinta anos envolvidos com música, não é muito difícil estipular algumas coisas já estabelecidas como clichês e idiossincrasias musicais.

A paixão pelo instrumento ou a importância da música na vida de cada um pode surgir de formas muito similares. A maneira como isso impacta você ou transforma a sua vida, principalmente eficiência e resultados, muda de pessoa para pessoa.

Se chegou até aqui, você sabe exatamente do que estou falando. A verdade é que todo o conceito de obrigação colocado nos próprios ombros, sempre parte de nós mesmos.

A longevidade no instrumento vai depender sim de erros e acertos. Boa parte do tempo, de caminhos não planejados ou situações fora do esperado. Mas certamente a saída não está em relativizar, ou autoflagelar-se, muito menos terceirizar os problemas.

Boa parte desses subterfúgios foram vistos aqui nos capítulos anteriores. A condição determinante dos mindsets, todo o fator motivacional, auto conhecimento, além dos hábitos e rotinas. Tudo para que no final entendêssemos um pouco melhor, não só o mundo musical à nossa volta, mas como melhorar nossa condição diante dele. Encarar os fatos de maneira inteligente.

Algumas empresas vem se adaptando à processos de modernização e recursos tecnológicos exatamente para entender o mercado à sua volta e melhorar sua visão diante dele. Para isso, alguns tem usado o mapa de empatia. Afinal, fidelizar o cliente ou atendê-lo, mas criando valor e empatia, é a grande missão.

Podemos trazer essa realidade para o nosso contexto. Você mesmo se torna essa persona criada pela empresa afim de entender mais sobre as preferências do cliente, aqui projetado como o próprio guitarrista.

No mapa da empatia há alguns tópicos de questões a serem seguidos

• O que pensa/sente?

• O que ouve?

• O que fala/faz?

• O que vê?

• Dores

• Ganhos

O que pensa seria todo o conceito, a metodologia e como você se sente em relação a isso. Suas escolhas e decisões.

O que ouve : o conjunto de referências e cabedal ( discografias, pesquisa, estilos) e até críticas.

Fala/faz – o quanto você faz de leitura correta. Como propaga tudo o que foi interiorizado e como passa isso às pessoas. Gerar valor.

O que vê – é como visualiza objetivo, trajetória, a real possibilidade e o conjunto de recursos.

Dores – como já visto em outros capítulos, é tudo aquilo que carece de solução. É. Seu real problema, seja na otimização dos seus recursos, parte técnica ou o aprendizado de modo geral.

Ganhos- são os seus acertos. Seus pontos fortes e a sua eficiência.

Quase sempre um mapa da empatia é usado na etapa de testes e suposições de hipóteses sobre o cliente. Ou seja, início do processo. O que não impede que façamos uso durante etapas que sejam mais ajustadas ao nosso caso específico.

Como em fases de ajustes ou redesenhando objetivos.

Uma sugestão de continuidade do assunto e melhor entendimento, é através das publicações e o livro Model Business Generation – Alexander Osterwalder .

O mapa da empatia certamente não transformará ninguém em virtuoso, muito menos do dia para a noite. E provavelmente esse seja um bom ponto de análise. Não existe pílulas mágicas, ou o famigerado/tão sonhado atalho. Isso foi o que vimos no capítulo 8, em Cases de Sucesso.

Mindset guitar é uma oportunidade de enxergar todo o caminho feito até aqui, independente dos acertos e conquistas, por um outro prisma. Arestas podem ser feitas durante toda a trajetória.

Considerações:

Penso que o ebook mindset guitar será sempre atual. A verdade é que uma infinidade de instrumentistas está preso à cultura da falha. Dificilmente consegue pensar além do seu instrumento. O resultado vem se mostrando desastroso. Mais do que nunca é necessário mudar o quadro. O planejamento. Esse capítulo é um micro resumo de tudo isso. Quem sabe, um dia tudo isso possa ser diferente.

Se você se interessou pelo assunto o ebook mindset guitar está disponível na Amazon. Acesse pelo link abaixo

Mindset Guitar

Abs.

L.M

Author: Maldonalle

Luís Maldonalle é guitarrista há trinta anos e é e considerado um dos grandes expoentes da cena do Centro-Oeste. Atualmente se dedica ao conteúdo via redes e o Tributo Yngwie Malmsteen. Luís sempre foi um aficionado das clássicas histórias de terror e literatura fantástica. O seu livro, Sete Noites em Claro, é a estreia dele no universo do terror e fantasia. Para mais informações visite : https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=M83EX6BSSVXS4

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com