Propagassom #28 Juvenil Silva

Propagassom #28 com Juvenil Silva

Propagassom #28 Juvenil Silva, 16/05, às 19h pela rádio Expedição CoMMúsica. Para ouvir www.commusica.com.br

 

Hoje, 16 de maio, o programa Propagassom Tom-K, com apresentação de Tom Kbélo, traz a musicalidade de Juvenil Silva, direto de Recife.

 

Juvenil Silva

 

Juvenil Silva é músico, cantor, compositor, produtor e agitador cultural.

O recifense iniciou sua carreira nos idos de 2000 com a banda de Rock psicodélico Canivetes e, em seguida, a tropicalista Dunas do Barato, que faz uma mistura de ritmos que passam pelo Frevo, Samba, Rock e outras brasilidades. Em 2013, lançou Desapego, seu primeiro disco solo.

O álbum lhe rendeu uma matéria de capa no Jornal O Globo e outros destaques e convites.

Após o lançamento do Desapego, gravou o segundo álbum, intitulado Super Qualquer no Meio de Lugar Nenhum, em 2014, com show de lançamento no Teatro de Santa Isabel. O disco conta com participações de nomes como Wander Wildner (RS), Isaar (PE) e Rafael Castro (SP).

Participou de vários festivais do país, com destaque para o DoSol (RN), Abril pro Rock (PE), Paraíso do Rock (PR), Rec-Beat (PE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), El Mapa de todos (RS), No Ar: Coquetel Molotov (PE) , Festival Mundo (PB), SIM, São Paulo.

A tríade Rock, Folk e Psicodelia que acompanha o cantor e compositor desde o início, se afirma e se expande ainda mais em seu terceiro álbum, o Suspenso (2018).

Juvenil também atua como produtor e é o principal nome à frente do lendário A Noite do Desbunde Elétrico. Um festival independente anual, que foi realizado por dez anos consecutivos, com a participação de diversos artistas como Lula Côrtes (PE), Johnny Hooker (PE), The Baggios (SE) e Edy Star (BA).
Além do festival e outros eventos esporádicos, foi curador e produtor de casas como Terra Café Bar, IRAQ, Jambo Azul e TV Tumulto.

Como guitarrista, Juvenil já acompanhou e fez shows com grandes nomes da psicodelia brasileira como Marco Polo da Ave Sangria, Edy Star, Flaviola, Lula Côrtes, Wander Wildner e já cantou com mestres como Ângela Rô Rô e Ednardo, no Festival de Inverno de Garanhuns.

Versátil, Juvenil faz parte do projeto Frevo 70, ao lado da cantora Monica Feijó e Publius. Abanda já se apresentou em Polos Carnavalescos e tem seu show calcado em frevos de compositores como Carlos Fernando, Caetano Veloso, Moraes Moreira e outros grandes dessa geração.

Em 2019, fundou, junto com os músicos Marcelo Cavalcante, Marília Parente e Feiticeiro Julião, o coletivo musical AVOADA, que além de várias apresentações pelo estado de Pernambuco lançou um EP, que transita no universo do Rock Rural, do Folk e do Regional Psicodélico. Com letras engajadas, que retratam a situação atual do país. A Avoada se apresentou também no grande Festival Lula Livre, em Recife, na presença do ex-presidente, que havia sido liberto recentemente.

Uma das produções mais ousadas de Juvenil, chama-se “Isolamento Acústico”, o primeiro de 5 EPS. Gravados e produzidos sozinho, porém não lançados em plataformas digitais, apenas vendidos. Além de lhe gerar renda no período de pandemia, reivindica questões de repasses financeiros entre as plataformas digitais e os artistas.

O projeto, que teve ótimo retorno, gerou curiosidades e debates no meio artístico e crítica especializada. Levantando questionamentos sobre novas perspectivas e a sustentabilidade no mercado musical atual.

Como produtor, também organizou de forma independente a coletânea O Ano Que Não Teve Carnaval, em 2021. O disco é uma compilação de frevos e canções carnavalescas de autoria de Juvenil e de outros artistas contemporâneos como Isaar, Dunas do Barato, Juba, Feiticeiro Julião,
Marcelo Cavalcante e outros. O disco teve bastante repercussão na mídia.

Seu último lançamento, o esperado EP ‘Lonjura’, em junho de 2021. Todo gravado a distância, em home studio, com a participação especial de diversos músicos espalhados pelas cidades do Brasil e Londres. O disco está disponível em todas as plataformas digitais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: