Sociedade Desvaloriza Educação

Sociedade Desvaloriza Educação

Sociedade Desvaloriza Educação é artigo de autoria de Silvia Ferreira Lima em sua coluna Cavando Ideias e retoma fatos e avalia o período político recente.

 

Infelizmente, é realidade a desvalorização da educação pela sociedade. Principalmente, desde o início do atual governo. A partir do momento em que os incautos resolveram votar em um homem sem qualquer proposta de melhoria. Apenas pegava as crianças no colo e fazia elas gesticularem como se estivessem armadas, prontas a atirar no inimigo, a que ele associou a imagem do partido dos trabalhadores.

 

Magnitude é uma xilogravura do fígado, nas cores magenta e sépia sobre papel alta alvura de 220g, 68x82 cm O fígado na antiguidade simbolizava a leitura da sorte. Atualmente é o maior órgão interno do corpo, responsável pela filtragem das toxinas que entram no sistema circulatório. Esotericamente, é o órgão que processa a raiva, consequentemente a violência
xilogravura em magenta e sépia sobre papel alta alvura 220g, 66x82cm, 2018, Campinas SP, Silvia F Lima

 

Antes das eleições, lembro de ter conversado com vários amigos e conhecidos, que acabaram virando desconhecidos, argumentando que desde os governos do PT, a população atingiu tal grau de liberdade e senso crítico, a ponto de sempre sermos ouvidos pelo governo, mesmo e principalmente, quando discordávamos de sua postura. Sim, conheci vários petistas agressivos e ignorantes que discursavam como se os ignorantes fossem os outros. Porém, estes não foram os piores. Os piores foram os que se julgaram empossados depois, e que partiam para a agressão física, colocavam-se como autoritários, a favor das armas e a favor do linchamento como se os outros, na maioria das vezes solitários nas ruas, fossem os grandes inimigos a serem aniquilados.

 

Violência contra as mulheres aumenta em dias de jogos de futebol

Dessa forma, agrediram mulheres, agrediram gays, agrediram lésbicas, ou seja, todas as minorias, todos os fracos, que exigiam justamente o direito de viver. Enquanto esses outros brigavam por não os aceitarem. Esse tipo de postura esteve presente até mesmo em algumas igrejas evangélicas e certos pastores equivocados que jogaram bombas em centros de umbanda, como se tivéssemos voltado ao Brasil que não admitia a liberdade religiosa. Bem, nada disso foi libertador.

Referência: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/2022/05/20/violencia-contra-as-mulheres-aumenta-em-dias-de-jogos-de-futebol-aponta-pesquisa.html

 

Ataque a centros de umbanda

No final, enquanto milhares morriam de covid-19 porque as vacinas demoravam a chegar no Brasil, os corruptos passavam a boiada, como foi gravada a fala do então ministro do meio ambiente. Nunca o planeta foi tão destruído, os povos indígenas foram tão aniquilados, e o planeta foi tão desrespeitado. O incrível é que a natureza tem sua força, e se agora enfrentamos no sudeste e no sul do Brasil temperaturas extremas e secas de modo que nunca houvera antes, devemos tudo isso às respostas da natureza ao que fizeram durante este governos. Além do desrespeito por milhares de vidas destruídas e o dobro de pessoas enlutadas.

Referência: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/centro-de-umbanda-em-piata-e-atacado-durante-festa-e-tres-pessoas-ficam-feridas/

 

Ministro do meio ambiente comenta que enquanto a mídia se preocupa com a pandemia, eles passam a boiada

Não, nada disso se justifica. Retrocedemos à Idade da Pedra, em que apenas os mais fortes sobreviviam. E detalhe: milhões não são os mais fortes. Os únicos bilionários nesses negócios escusos são apenas três ou quatro. E eu pergunto: se somos a maioria e a maioria é a mais forte, porque não destituímos estes bilionários cruéis e seus serviçais dos seus postos de poder? Simplesmente porque desconhecemos nosso próprio poder de maioria.

Tivemos sorte de neste período de pandemia existirem brilhantes cientistas criados durante os anos de governo do PT: na enfermagem, na ciência, na pesquisa, na medicina. Graças a isso, uma cientista brasileira foi a primeira a descobrir o RNA do coronavírus causador da pandemia. O que auxiliou na agilização das vacinas. Somos gratos a todos esses brilhantes cientistas que se preocuparam com as vidas, enquanto o governo nada fazia. Somos gratos a cientistas que estavam em cargos públicos e que foram exonerados devido à ética de discursarem sobre a verdade, enquanto a mesma era ignorada por altos escalões do governo.

Referência: http://https//g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/22/ministro-do-meio-ambiente-defende-passar-a-boiada-e-mudar-regramento-e-simplificar-normas.ghtml

 

Cientista brasileira mapeia o DNA do coronavírus

Antes das eleições lembro de ter ouvido que a internet estava vigiada e controlada por robôs que divulgavam fake news a fim de tornar uma ovelha preta (o então candidato à presidência) porque este foi colocado no poder pela CIA, organização dos Estados Unidos, cuja economia corria o risco de ser empanada pelo poder que o Brasil demonstrava. Eu não acreditei nesses discursos, porém acabei verificando sua verdade.

Referência: http://https//conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2251-jaqueline-goes-de-jesus-cientista-que-mapeou-o-genoma-do-coronavirus-e-homenageada-pelo-cns

 

Robôs divulgam fake news. Como isso é possível?

Cheguei a receber mensagens por aplicativo de mensagens divulgando a tal cartilha do PT que ensinava às crianças sobre os órgãos sexuais e seu funcionamento. Fake news a que eu respondi: “Que legal ensinar reprodução para crianças pequenas!” Bom, eu não era petista, mas observando os discursos do Lula, enquanto estava preso e mesmo agora, na sua campanha política e ouvindo o que os governantes bolsonaristas diziam sobre as excelências do governo do PT. Como o Paulo Guedes que comentou num momento, que os governos do PT tinham deixado o país com bastante recursos. E as campanhas do Lula apresentando um governo com mais amor e trabalho conjunto, bem, o governo atual me fez petista.

Quero ver a população unida, com amor, confiança, respeito e orgulho do país em que vive. Acreditando que os servidores públicos realmente lhes representam. O que acontece de fato. Posso comentar um momento em que apareceu um buraco na minha rua e fui à prefeitura. Conversei com uma funcionária que me explicou como fazer para pedir que determinada obra fosse executada pela prefeitura. Ou seja, quando respeitados, os servidores públicos são os primeiros a nos ajudar, afinal, eles também são parte da população. Estamos todos juntos nisso.

Referência: https://julianadamata.jusbrasil.com.br/artigos/702460188/robos-estao-disseminando-fake-news-como-isso-e-possivel

 

Agressividade na escola

Então, porque os alunos e pais de alunos quando chegam à escola, ou conversam com a direção ou com os professores são agressivos e falam como se os estivéssemos enganando ou prejudicando? Como  a população pode discursar contra o direito à educação gratuita que ela mesma possui?

Uma das escolas maravilhosas da prefeitura em que trabalhei, os diretores da escola tinham seus próprios filhos nas escolas. Conheciam a apoiavam todas as medidas da equipe pedagógica, porque conheciam e acreditavam no trabalho da equipe. A saída das dificuldades é esta: confiar no trabalho de todos, que não estão nos enganando, mas são os que mais estão lutando pelos nossos direitos. Outra coisa importante a considerar: para chegar a um cargo público, é necessário estudar bastante, ter anos de estudos e diplomas de boas faculdades para justificar isso. Ter estudado por pelo menos o dobro dos anos que um adolescente até o nono ano estuda. A diferença é tão grande que fica realmente difícil quem está de fora entender. Eles apenas acreditam nas campanha negativas que o próprio governo faz para destruir todos os direitos adquiridos pela população.

Outro dia, levei um grupo de alunos de sexto ano para a Biblioteca da escola, espaço dos alunos, com um grande exemplar de livros para eles lerem e escolherem, principalmente, sem precisarem pagar por isso. São bens de todos! E ouvi alguns alunos do sexto ano comentando que seus pais não tinham feito mais do que até o quarto ano. Então, pensei, que talvez por isso desvalorizem tanto a educação e a escola. O que mais lamento é que esses mesmos pais nem são capazes de entender este texto, embora seja direcionado para eles. Passei a entender porque os alunos adolescentes acham que têm mais poder do que os professores. Eles não têm ideia do tanto que têm que estudar para terem o direito de criticar.

Adicionando a isso, tenho o seguinte comentário: trabalhei em várias escolas privadas, mas nenhuma delas tem tanta qualidade quanto as escolas públicas em que trabalhei. E os pais ignorantes dessa verdade, pagam com muita dificuldade a mensalidade de escolas ruins. Gente, na década de setenta, quando eu era criança, as escolas públicas realmente estavam abandonadas. Porém, desde a década de 90, 2000, 2010, 2020, as escolas possuem professores mais qualificados e mais cultos do que os professores das escolas privadas. Sinto em lhes dizer, caros pais, que estão sendo enganados.

Referência: arquivo PDF para download

 

Qualidade das escolas públicas

E que, quando colocam seus filhos em escolas públicas, vocês lhes oferecem a melhor qualidade do mercado. Tão boa que vocês nem imaginam! E são gratuitas. Talvez por isso vocês não valorizem.

Mais uma observação importante é que não sabemos por quanto tempo a qualidade existirá, já que os salários dos funcionários estão congelados e a prefeitura e o governo apenas gastam em equipamento, com o que podem superfaturar mais os gastos e desviar dinheiro com mais facilidade do que os salários. Como a recente comprar de milhares de chromebooks, ao final da pandemia. E milhares de kindles, cujos alunos nem têm noção de como ou para que servem.

Sem contar com os objetivos do governo central de desmoralizar as universidade públicas e o ensino públicos, cujos primeiros objetivos são as pesquisas e o auxílio à população.

Só agradeço por ter colocado minha filha para estudar numa excelente escola pública, que lhe ensinou mais cidadania, respeito à natureza, respeito às diferenças individuais do que eu mesma fui capaz de ensinar. Atualmente, ela está numa excelente universidade, uma das melhores da América Latina, lutando pelos direitos de todos, participando ativamente nos movimentos políticos. Digo que posso aprender com ela.

Confesso que minha filha, assim como eu, fomos educadas desde a infância a cursarmos ensino superior. Afinal, esta dedicação já vinha da geração do meu pai, que concluiu o ensino superior com dificuldades econômicas, mas com respeito e brilho. Só que isso fica para outro artigo.

Referência: https://educa.campinas.sp.gov.br/avaliacao-institucional

 

Seja um colunista no portal da Expedição CoMMúsica
Silvia Ferreira Lima

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: