Moby Dick é o novo single da Voluttà

Moby Dick é o novo single da Voluttà

Moby Dick é o novo single da Voluttà, banda portoalegrense, e a letra foi gerada a partir de uma pergunta provocativa lançada em rede social pelo Lauro Brandão: ‘O que lhe vem à cabeça quando ouve a expressão ‘o dia da caça’?’ 

Por: Elizabeth Del Nero          Fonte: Lizi Cordeiro

 

Voluttà – Moby Dick (2022). Arte da capa: Lauro Brandão e Carina Brandão.


São Paulo, 11 de junho de 2022 – Já é possível conferir a canção Moby Dick, novo single da Voluttà, nas plataformas de streaming a partir deste sábado (11/6). A música estará no novo álbum da banda, ainda sem data de lançamento.

Moby Dick é um rock visceral, vivo e orgânico, que dá vida ao mundialmente conhecido romance de Herman Melville. Muito provavelmente, a música transcrita em um formato acessível e melódico despertará o interesse pela leitura ou releitura da obra, que conta a história da baleia branca que se transformou de presa em caçador, por sobrevivência e resistência.

A composição nasceu de uma provocação feita pelo autor Lauro Brandão nas redes sociais. A partir da pergunta “O que lhe vem à cabeça quando ouve a expressão ‘o dia da caça’?”, diversas interações resultaram em trechos de letras que o ajudaram a compor outros temas, além de Moby Dick como: O dia da caça, Na Mira, Reviravolta, Taxidermia, Lado B lado A, Contramoinhos e Redenção.

Nessa interação sobre a questão lançada, um de seus amigos, David Neto, questionou se o romance de Melville não seria o clássico caso para ilustrar o dia da caça. Além da referência ter caído como uma luva, Neto ainda colaborou com versos que passaram a fazer parte do início da letra. Lauro, então, leu a obra em busca de argumentos para compor uma boa letra, de forma que fosse dinâmica, informativa e que pudesse trazer para a linguagem popular expressões muito próprias da história.

Sobre o processo de criação, Brandão comenta:

“Ocorre que as cenas tão diversas e diferentes requeriam uma música que não fosse linear, mas que levasse a letra a passar emoções diferentes em momentos diferentes e que não fosse monótona e cansativa. Compor a canção foi trabalhoso porque precisava estar com os pés na estética popular, mas com os tantos fragmentos bem amarrados. Uma colcha de retalhos compondo mosaicos bonitos, acessíveis e abundantemente educativos sobre a história”.

 

Moby Dick, da banda Voluttà:

 

 

A Voluttà, formada em 2014 na capital gaúcha, é composta por Lauro Brandão (voz), Juliano Ribeiro (baixo), Helio Cordeiro (bateria) e o músico convidado Ivanez Bernardi (guitarra). A capa do single é uma pintura a óleo produzida por Lauro Brandão, com conceito de Carina Brandão.

Letra 

Autor: Lauro Brandão

Cheiro de sal no ar
Não serve de alívio
Pra tanta saudade que sente do lar
O azul do céu se encontra
Na linha do horizonte
Com o azul profundo e calmo do mar
O esguicho branco tinge o céu
Como uma coluna d’água
O Leviatã veio desafiar
Descem ao mar
Da proa a popa
Botes cheios de ódio
Homens partem cegos em alta perseguição
Um cachalote contra botes cheios de razão
Espermacete garantido pra encarar noites longas
Espermacete garantido pra encarar noites longas
Um arpão cruza o céu
Com endereço certo
Um dorso branco em superfície
Fuga em desespero
Um desatino só
O medo faz da gente um instrumento de perfeição
Decisão séria a tomar
Lutar pela causa ou virar luz de lampião
Mexer com as sombras por algum tempo
Ou sumir na escuridão
Homem ao mar (homem ao mar)
Homem ao mar (homem ao mar)
Homem ao mar (homem ao mar)
Homem ao mar (homem ao mar)


Site oficial: www.palcomp3.com.br/volutta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: