Vivendo de Música – Metodologia Ágil e você

Vivendo de Música – Metodologia Ágil e você

Vivendo de Música – Metodologia Ágil e você é artigo de Luis Maldonalle em sua coluna semanal na Expedição CoMMúsica.

 

 

Qual o melhor método ágil para sua banda, carreira ou negócio? Certamente você já foi bombardeado por uma infinidade de métodos, opções e soluções para alcançar resultados.

Porém, nem sempre as pessoas estão a par de um processo qualitativo de gestão e entrega. E acreditar naquele “milagre” se você realmente quer mudanças e resultados, pode não ser o mais indicado.

 

O QUE É E METODOLOGIA ÁGIL ?

De uma pequena startup as grandes corporações, metodologia ágil é, sem dúvida, a grande vedete quando o assunto é a cultura da empresa, gestão, inovação e ruptura.

A metodologia ágil é um conjunto de técnicas e práticas feita por desenvolvedores que cansados da burocracia, lentidão e baixos resultados atrelados ao alto custo dos projetos resolveram criar seu próprio sistema.

Numa concepção simplista, mas bem ilustrativa, a metodologia ágil é tornar uma ideia até o produto final com fluidez, dinâmica e melhoria contínua.

Comparado com métodos mais tradicionais, a diferença basicamente está na adaptação ao invés do planejamento.

 

MÉTODOS ÁGEIS

SCRUM, OKR, KANBAN e DESIGN THINKING são algumas da ferramentas focadas na flexibilidade e eficiência dos processos. A maioria com capacidade de iteração dos times e funcionários. Lembrando que todo processo empresarial e de desenvolvimento cabe em sua carreira e banda.

 

SCRUM

O Scrum foi lançado em 90 e talvez seja o mais dinâmicos dos processos e organização entre equipes. O scrum é baseado no Backlog, Sprint, product owner, time de desenvolvimento e scrum master.

 

OKR

Como dito no post anterior, a importância das métricas e planejamentos afim de obter resultados não pode ser mais ignorado. Seu negócio e gestão ( sua carreira) andam lado a lado com números e dados.

 

KANBAN

O kanban é um sistema antigo baseado na cultura japonesa afim de otimizar e organizar o sistema e trazer agilidade e eficiência dentro da equipe. Cartões com etiquetas definiam o status do produto para que todos tivessem uma ideia e um quadro geral de tarefas. Há três estados de tarefas e divisões do produto.

1- Pendente

2- Em andamento

3-Concluído

A meta é o intuito de não sobrecarregar os colaboradores priorizando as tarefas por importância de acordo com o quadro.

 

DESIGN THINKING

Design Thinking pelo termo é o foco da ferramenta além da estética. Aqui o carro chefe é a inovação. Assim, você define o produto de acordo com a real necessidade do cliente.

Aqui a solução criativa é o grande objetivo. E para isso você precisa de uma cultura de empresa que favoreça tais aspectos e aposte no criativo e consequentemente na inovação. O pensamento do design ou pensar como um designer faz com que o criativo seja feito de maneira coletiva e em equipe.

 

RESUMO

Na minha opinião, essas são as ferramentas de maior utilidade no processo e com características de mudança de jogo na estratégia e resultados e que vão muito além de T.I

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Claro que a dúvida em como utilizar isso no seu processo pessoal ou delegando tarefas em uma banda é mais complicado. Mas não é impossível. Todo esse grupo de ferramentas pode aproximar seu projeto do seu objetivo principal, e o melhor de tudo; com resultados.

L.M.

Author: Maldonalle

Luís Maldonalle é guitarrista há trinta anos e é e considerado um dos grandes expoentes da cena do Centro-Oeste. Atualmente se dedica ao conteúdo via redes e o Tributo Yngwie Malmsteen. Luís sempre foi um aficionado das clássicas histórias de terror e literatura fantástica. O seu livro, Sete Noites em Claro, é a estreia dele no universo do terror e fantasia. Para mais informações visite : https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=M83EX6BSSVXS4

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: