Curso gratuito e on-line ‘Introdução à Instrumentação e Orquestração’ com Andersen Viana

Curso gratuito e on-line ‘Introdução à Instrumentação e Orquestração’ com Andersen Viana

Curso gratuito e on-line ‘Introdução à Instrumentação e Orquestração’ com Andersen Viana. O curso de Extensão é oferecido na plataforma digital do Cefart – Fundação Clóvis Salgado (MG) e a inscrição é feita via formulário. Inscrições até 01 de Agosto. Também estão abertas as inscrições para: Oficina de Estampa Digital; Performance: história, conceitos e contextos; História Em Quadrinhos: Entre Livros; Carlos Leite e Seu Legado; Pilates Solo para Bailarinos (presencial); Introdução à Técnica do Trombone (Presencial); Introdução à Leitura Rítmica na Música Brasileira (Módulo II); Improvisão On-line para Todos os Instrumentos; Corpo Presente: Presença em Meios Virtuais; Ator/Atriz no Audiovisual (Módulo II); O Espaço Cênico na Linha do Tempo – Um Breve Estudo; Eletrônica Cênica (presencial).

Por: Elizabeth Del Nero          Fonte: Andersen Viana

Todos os cursos de Extensão citados são gratuitos e o processo de inscrição é feito via formulário.

O Edital completo está disponível AQUI

 Para acessar o formulário de inscrição, clique AQUI.

Confira alguns detalhes dos cursos ofertados:

 

ESCOLA DE MÚSICA:

Andersen Viana. Foto: Daniel Iglesias

Curso Introdução à Instrumentação e Orquestração

Professor: Andersen Viana

Vagas: 20 vagas

Descrição: Este curso aborda os fundamentos da instrumentação e orquestração que podem ser aplicados a qualquer gênero ou estilo musical. Destinado aquem possui pouca ou nenhuma experiência nesta área, Introdução à Instrumentação e Orquestração é oferecida a estudantes de música: instrumentistas,cantores (as), compositores, arranjadores, regentes, futuros professores de música e interessados na matéria.

Dia da semana: segundas-feiras

Horário: das 19h00 às 22h00

Carga horária total: 18 horas

Data de Início: 22/08/22

Data de Término: 26/09/22

Público-alvo: Alunos (as) do Cefart, estudantes de música, de regência, de composição, de arranjo, interessados na matéria.

Pré-requisitos: Ter leitura musical fluente em todas as claves, bom solfejo, ter estudado Teoria Elementar da Música, possuir ouvido musical e percepção sonora aguçada. Aconselhado ter estudado Harmonia e Análise Musical.

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo do professor: Andersen Viana é Doutor em Música – Composição – pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou suas atividades comocompositor aos treze anos, e como professor, aos dezenove anos de idade. Atua como compositor e leciona diversas matérias na Fundação Clóvis Salgado em Belo Horizonte-MG. Iniciou seus estudos com seu pai – Sebastião Vianna – e posteriormente nas seguintes instituições no Brasil, Itália e Suécia: UFMG, UFBA, Reale Accademia Filarmonica di Bologna, Arts Academy of Rome, Accademia Chigiana di Siena e Royal College of Music in Stockholm. Por sua obra musical recebeu 35 premiações na Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, EUA, França, Itália e Ucrânia, incluindo o Prêmio Shostakovich (2021) e o Prêmio Genzmer (2022). Em seu catálogo atual constam 423 obras musicais compostas para instrumentos solo, orquestra, câmera, grupos variados, vozes e música eletrônica.

 

 

Curso Introdução à Técnica do Trombone (módulo I – curso presencial)

Professor: Idalmo Santos

Vagas: 04 vagas

Descrição: O curso abordará conceitos introdutórios da técnica do trombone, tais como: articulação, afinação, dinâmica, agilidade, sonoridade e interpretação de repertório. As aulas serão práticas e presenciais visando o aprimoramento de habilidades técnicas importantes para uma rotina equilibrada no estudo do trombone. Ao final do curso cada aluno terá construído uma rotina de estudos que atenda às suas necessidades e aspirações.

Dia da semana: quintas-feiras

Horário: das 18h30 às 19h20

Carga horária total: 07 horas

Data de Início: 18/08/22

Data de Término: 29/09/22

Público-alvo: Trombonistas

Pré-requisitos: Ter um instrumento disponível para usar nas aulas, ter conhecimento básico de teoria musical e conhecimento básico sobre o trombone.

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo do professor: Idalmo Santos é professor de Trombone e Coordenador da Escola de Música do CEFART – Palácio das Artes em Belo Horizonte – MG.Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, linha de pesquisa Música e Cultura. Cursando a Especialização em Musicoterapia pelo Instituto Pedagógico Brasileiro IPB. Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes-UCAM. Graduado em Música Licenciatura com Habilitação em Trombone pela Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Música Brasileira da UFMG. Foi professor efetivo de Trombone do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de 2016 a 2019. Autor do trabalho Coral de Trombones da UFSJ, ganhador do prêmio de DESTAQUE no VIII Congresso de Produção Científica da UFSJ em 2009. Tem participado de bancas de Trabalho de Conclusão do Curso deGraduação em Música da UFSJ. Atuou como membro de banca avaliadora de semestre dos alunos de trombone da UFSJ. Foi monitor do Encontro LatinoAmericano de Trombonistas. Foi bolsista e monitor na Universidade Federal de São João del-Rei MG.

 

Curso Introdução à Leitura Rítmica na Música Brasileira (módulo II)

Professor: Francisco Rosa

Vagas: 20 vagas Descrição: O curso abordará os tópicos: introdução aos principais ritmos brasileiros, como samba, xote, baião, maracatu e ijexá, dentre outros; leitura de ritmo e das figuras mais presentes na música brasileira, tais como semínima, colcheia, semicolcheia e suas variações. Dia da semana: quintas-feiras

Horário: das 19h00 às 21h00

Carga horária total: 16h

Data de Início: 18/08/22

Data de Término: 29/09/22

Público-alvo: Pessoas que queiram aprender a ler partitura e alunos aprovados em Introdução a leitura rítmica.

Critérios de seleção: Dominar leitura básica de semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia e suas pausas respectivas. Curso indicado para alunosaprovados em Introdução a leitura rítmica módulo I; ou caso não tenha feito o curso anteriormente será permitido envio de vídeo executando uma leitura rítmica da terceira série do livro “Guia teórico-prático para ensino do ditado musical”, de Pozzoli (3a. série, página 24 – escolhendo entre 2 por 4; 3 por 4 ou 4 por 4 e executar a leitura).

Minicurrículo do professor: Francisco Rosa é professor de bateria e percepção musical da Escola de Música do Cefart desde 2016. Formado em licenciatura plena em Música pela Universidade de Brasília (UNB), baterista e percussionista atuante há mais de 20 anos com vasta experiência em ritmos brasileiros; e ritmista da Mocidade Independente de Padre Miguel.

 

 

Curso Improvisação ON-LINE para todos os instrumentos

Professor: Felipe Guerzoni

Vagas: 06 vagas Descrição: Estudo teórico, compreensão dos mecanismos e prática da improvisação sob a ótica da música popular com enfoque no jazz, blues e MPIB (MúsicaPopular Instrumental Brasileira).Dia da semana: segundas-feiras

Horário: das 20h00 às 21h40

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 29/08/22

Data de Término: 26/09/22

Público-alvo: Instrumentistas que tocam instrumentos melódicos e/ou harmônicos.

Pré-requisitos: Conexão mínima de internet de 2.4 GHz, desejável 5G. Equipamento de áudio: Caixas de som com volume satisfatório para que o estudante interaja com os playalongs fornecidos durante a aula; Ser instrumentista que toque instrumento melódico e/ou harmônico; Conhecer intervalos simples. Conhecer acordes maiores, menores, maior com sétima, maior com sétima menor, menor com sétima menor e suas representações por cifras; Conhecimento da escala maior em todas as tonalidades.

Critérios de seleção: É necessário o envio de currículo e carta de interesse.

Minicurrículo do professor: Felipe Guerzoni é natural de Belo Horizonte. Mestre em música pela UFMG, licenciado em música com habilitação em violão erudito pela UEMG e graduado em guitarra elétrica pela Los Angeles Music Academy (LAMA). É autor do método “Leitura à primeira vista para guitarristas e violonístas”publicado pela editora Irmãos Vitale. É professor efetivo de percepção musical do CEFART. Atuou ao lado de artistas como Elba Ramalho, Lenine, Luiz Melodia, Nelson Faria, Chico Cesar, Cliff Korman dentre outros.

 

 

ESCOLA DE ARTES VISUAIS: 

Curso Oficina de Estampa Digital

Professora: Clarissa D’Errico

Vagas: 3 turmas, 10 vagas por turma, 30 vagas no total.

Descrição: Você tem vontade de criar as suas próprias estampas? Com a Oficina de Estampa Digital, mesmo que ache que não saiba desenhar, sairá no final docurso com uma estampa no formato digital pronta para aplicar como e onde quiser. O curso utiliza uma técnica inspirada no estilo das estampas botânicas do artista William Morris e um tutorial da artista Jeanetta Gonzales (@nettdesigns). Confira estampas e ilustrações da professora Clarissa no Instagram@clarissa.derrico.art

Dias da semana: 

TURMA A: sextas-feiras, de 13h00 às 15h30

TURMA B: segundas-feiras, de 13h00 às 15h30

TURMA C: segundas-feiras, de 19h00 às 21h30

Carga horária total: 18 horas (5 aulas síncronas e 1 assíncrona por turma).

Data de Início: 19/08/22 (para a turma de sexta-feira) e 22/08/22 (para as turmas de segunda-feira).

Data de Término: 23/09/22 (para a turma de sexta-feira) e 26/09/22 (para as turmas de segunda-feira).

Público: artistas, ilustradores, designers e/ou jovens e adultos que desejam aprender a criar as suas próprias estampas.

Pré-requisitos: Para melhor aproveitamento do curso, é necessário que o(a) aluno(a) possua computador, escâner (ou aplicativo de escâner no celular) e um programa de edição de imagem. Sugestões de softwares: Adobe Photoshop (pago), Gimp (gratuito).

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo da professora: Clarissa D’Errico se formou em Artes Visuais pela UFMG. Além de professora do Cefart desde 2016, também atua como designer gráfico e ilustradora. 

 

 

Curso Performance: história, conceitos e contextos

Professor: Giovane Diniz

Vagas: 40 vagas

Descrição: Estudo teórico e introdutório das práticas de performance; história, conceitos, contextos e características.

Dia da semana: quintas-feiras

Horário: das 15h00 às 17h00

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 18/08/22

Data de Término: 30/09/2022

Pré-requisitos: Ter, no mínimo, 16 anos de idade.

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo do professor: Giovane Diniz é natural de Ouro Preto/MG. Iniciou seus estudos em Artes na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Mestre em Artes Visuais (UEMG) E licenciado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG). Tem suas pesquisas voltadas para a arte contemporânea, mediação cultural ecuradoria educativa. É artista plástico, trabalha com pintura, desenho, performance e intervenção urbana. Atualmente é professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart. 

 

 

Curso História em Quadrinhos – Entre Livros

Professor: Fabrício Martins

Vagas: 40 vagas

Descrição: Curso ofertado dentro do projeto Entre Livros, que surgiu da necessidade de firmar o compromisso da Fundação Clóvis Salgado (FCS) na promoção da formação da sociedade em diversas linguagens no campo das artes, incluindo ações culturais, educativas e formativas na área da leitura e literatura. O curso de História em Quadrinhos está dividido em módulos, e cada um deles corresponde a um assunto relacionado às narrativas visuais dos quadrinhos. O curso se dividirá em módulos. São eles: História das Histórias em Quadrinhos,; Elementos da Linguagem Narrativa; Roteiro; Imagem e diagramação; Mercados; Produçãoe e ditoração.

Dia da semana: Sextas-feiras

Horário: das 9h30 às 12h00

Carga horária total: 15 horas

Data de Início: 09/09/22

Data de Término: 30/09/22

Público- Alvo: Interessados em história em quadrinhos, roteiristas, desenhistas e público em geral

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo do professor: Leitor voraz de quadrinhos e literatura desde sempre, Fabrício Martins se apropriou dessas artes como objeto de pesquisa durante o Mestrado em Relações Internacionais. Escreveu diversos artigos e capítulos de livros sobre quadrinhos nos últimos anos. Em 2017, produziu seu primeiro quadrinho autoral, inspirado na obra de Bill Watterson. É roteirista de Oblivion, obra independente, que atualmente conta com a Distribuição da Skript Editora eque ficou em 1º na lista dos mais vendidos da Amazon. 

 

 

 

ESCOLA DE DANÇA: 

Curso Carlos Leite e seu legado

Professora: Paola Rettore

Vagas: 20 vagas

Descrição: O curso abordará a obra e vida do artista e professor Carlos Leite, responsável pela criação e implementação da dança acadêmica em Minas Gerais, formando gerações de profissionais, como bailarinos, professores e coreógrafos, para o Brasil e para o mundo, com pensamento na tradição e na modernidade. Carlos Leite também é responsável pela consolidação oficial, em 1971, tanto da Escola de Dança do Palácio das Artes, hoje escola de dança do CEFART, como também do Corpo de Baile do Palácio das Artes, hoje intitulada Companhia de Dança do Palácio das Artes – ambas comemorando 50 anos em 2021. O curso destacará também os profissionais formados por ele.

Dias: 22/08 e 29/08 (segundas-feiras)

Horário: 20h00 às 22h00

Carga horária total: 04 horas

Data de Início: 22/08/22

Data de Término: 29/08/22

Público-alvo: Pessoas interessadas em Dança e em História de Belo Horizonte.

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo da professora: Paola Rettore é artista, pedagoga/UEMG e pesquisadora, mestre em Artes/UFMG, especialista em Arte eContemporaneidade/UEMG; especialista em Sistema Laban/Bartenieff/FAV/RJ. Irlen R1 Screenner – Fundação Hospital de Olhos e Irlen Institute. Foi bailarina eassistente de direção da CDPA/MG e Supervisora Pedagógica do CEFART/FCS. Coreógrafa do Grupo Galpão e Coordenadora Corpo – Escola de Dança. Co-coordenadora da Escuela de Exploradores de La Danza – Equador. É professora de curso de pós-graduação do IEC-PUCMinas e professora da Escola de Dança doCEFART. 

 

 

Curso Pilates Solo para Bailarinos (curso presencial)

Professora: Gisele Robini Santos 

Vagas: 10 vagas

Descrição: Treinamento e aprimoramento do sistema musculoesquelético através do método pilates para a prática de dança.

Dias: 18/08/22, 25/08/22, 15/09/22, 22/09/22, 29/09/22, sempre das 09h00 às 10h30

Carga horária total: 10 horas

Data de Início: 18/08/22

Data de Término: 29/09/22

Público-Alvo: Alunos do curso Técnico em Dança do Cefart.

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo da professora: Gisele Robini é fisioterapeuta e possui formação técnica em dança pelo Cefart e em Pilates pela Physio Pilates.

 

 

 

 

ESCOLA DE TEATRO: 

Curso Corpo Presente: presença em meios virtuais (módulo I)

Professor: Polyana Lott

Vagas: 10 vagasDescrição: Tendo como base a consciência corporal através do movimento, e a partir de técnicas corporais e de exercícios de improvisação, o curso estimulará otrabalho de pesquisa corporal e suas possibilidades de criação no ambiente virtual. E também: a produção de presença na cena; estudos das práticas corporais; investigação acerca das capacidades expressivas do corpo; e trabalho de autoconhecimento e aprofundamento em termos de criação corporal. Dia da semana: Dias 18 e 25 de agosto; e 15, 22, 29 de setembro

Horário: das 14h00 às 16h00

Carga horária total: 10 horas (5 aulas síncronas de 2h cada).

Data de Início: 18/08/22

Data de Término: 29/09/22

Público-alvo: acima de 18 anos.

Pré-requisitos: Possuir alguma experiência na área artística. Acesso à internet e espaço físico para o trabalho corporal. 

Critérios de seleção: Será necessário o preenchimento de carta de interesse e envio de currículo no próprio formulário. 

Minicurrículo da professora: Polyana Lotté atriz, bailarina, professora, preparadora corporal e diretora. Docente no Curso Técnico de Teatro do Centro deFormação Artística e Tecnológica CEFART/Palácio das Artes. Integrante da Cia Três em Ponto (RJ) e idealizadora do Projeto Corpo Conectado, onde tambémministra aulas e oficinas. Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Outro Preto (MG) e Especialista em Dança e ConsciênciaCorporal pela Universidade Gama Filho (SP). Atuou como professora de Expressão Corporal e Interpretação no Curso Técnico de Teatro do Centro de FormaçãoArtística da Fundação de Cultura de Rio das Ostras (RJ) de 2014 à 2020. Foi professora de Dança e Consciência Corporal no Curso de Extensão da UNISAL –Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Estudou dança clássica, jazz e dança contemporânea no Studio Expressar -Sete Lagoas (MG) e atuação com o GrupoGalpão (MG). Em São Paulo estudou Reeducação do Movimento pelo Método Bertazzo na Escola do Movimento, Atuação na Escola de Atores Wolf Maya eAtuação e Direção para cinema na Escola de Cinema. Foi integrante da Cia Teatral As Medéias (MG), Cia de Teatro Musical Black and Red (SP) e da Cia Pulo Teatroe Dança (RJ). Possui experiência como atriz, bailarina, diretora e preparadora corporal em peças de teatro e em filmes. Suas pesquisas são na área de Artes comênfase em estudos do Corpo e do Movimento, Práticas Corporais, Atuação e Arte Educação. 

 

 

Curso Ator/atriz no audiovisual (módulo II) : ciclo de discussões temáticas 

Professor: Júlio Vianna 

Vagas: 20 vagas

Descrição: O curso visa o estudo do trabalho de atuação frente à câmera. Objetiva-se destacar diferenças e similaridades entre o trabalho de ator/atriz no teatroe na área audiovisual (cinema e publicidade). Serão analisadas obras cinematográficas, enfocando-se o trabalho de ator/atriz, do processo preparatório ao momento da filmagem.Neste módulo também contaremos com convidados especiais (podendo ser diretores, atores ou preparadores de elenco), eventualmente, durante as rodas de discussão sobre as obras cinematográficas.Dia da semana: 13, 20 e 27 de setembro de 2022, encontros síncronos via plataforma zoom. As outras 6 horas/aula serão distribuídas ao longo das 3 semanas através de atividades assíncronas.

Horário: de 15h00 às 17h00

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 13/09/22

Data de Término: 27/09/22

Público-alvo: atores, diretores, estudantes de teatro e de cinema, pesquisadores das áreas cênica e audiovisual, e interessados no tema.

Pré-requisitos: Pessoas com idade acima de 18 anos. Envio de um pequeno texto justificando os motivos pelos quais quer fazer o curso e, se for o caso, descrever um pouco da sua trajetória como estudante ou profissional.

Candidatos(as) que fizeram o primeiro módulo do curso, realizado no primeiro semestre deste ano, terão prioridade na matrícula.

Critérios de seleção: Será necessário o preenchimento de carta de interesse e envio de currículo no próprio formulário. 

Minicurrículo da professor: Júlio Vianna é doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, tendo cursado doutorado sanduíche na Itália, junto à Universidade de Bologna. É Mestre em Literatura e sistemas semióticos pela Faculdade de Letras da UFMG e Licenciado em Teatro pela Escola de Belas Artes, namesma universidade. Suas pesquisas abrangem o campo da direção (em teatro e cinema), dramaturgia, visualidades da cena inserção das novas tecnologias nocampo cênico. É diretor, dramaturgo e professor de teatro e cinema (com experiência docente no nível superior, médio e fundamental e fora da academia). Éprofessor do curso de Teatro do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado desde 2019. 

 

 

 

ESCOLA DE TECNOLOGIA DA CENA: 

Curso O Espaço Cênico na Linha do Tempo (um breve estudo)

Professora: Miriam Menezes

Vagas: 20 vagas Descrição: Breve estudo da tipologia de teatros e espaços destinados à encenação na História.Dia da semana: 16/08, 17/08 e 19/08

Horário: 19h00 às 21h00

Carga horária total: 06 horas

Data de Início: 16/08/22

Data de Término: 19/08/22

Público-alvo: Estudantes e apreciadores das Artes Cênicas.

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo da professora: Miriam Menezes é cenógrafa e figurinista. Formação em Desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG, estudou Cenografia e Cenotécnica com Raul Belém Machado e J.C. Serroni. Cenógrafa Assistente de Raul Belém por mais de 20 anos em óperas e diversos outros espetáculos, paralelamente desenvolvendo projetos próprios desde 1996 em TEATRO (com Rita Clemente, Cyntia Paulino, Cida Falabella, Samira Ávila); ÓPERA (“Norma”direção Pablo Maritano; “Viramundo” direção Rita Clemente); DANÇA (Movasse, Cia. Fusion); SHOWS (Projeto Compositores , Zizi Possi, Paula Morelenbaun,Mano Down com Lenine e Zélia Duncan), entre outros. Ministrou aulas no Programa Valores de Minas, Centro Técnico da FCS, Arena da Cultura e atualmente leciona na Escola de Tecnologia da Cena no CEFART da FCS. 

 

 

Curso Eletrônica Cênica (curso presencial)

Professor: Geraldo Octaviano – Monitor: Renan dos Santos

Vagas: 20 vagas Descrição: O Curso vai propiciar aos alunos contato e desenvolvimento de aplicações eletrônicas em soluções cênicas, podendo ter aplicações em iluminação, cenografia, sonoplastia e figurino. Utilizaremos plataformas de desenvolvimento como o Arduino e o NodeMCU 8266 e outros. Dia da semana: 19/09, 22/09; 26/09 e 29/09

Horário: das 14h00 às 17h00

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 19/0922

Data de Término: 29/09/22

Público-alvo: Alunos, profissionais e interessados em eletrônica e Artes Cênicas.

Pré-requisitos: Ter idade mínima de 16 anos.

Critérios de seleção: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

Minicurrículo do professor: Geraldo Octaviano é Mestre em Artes/Teatro pela UFMG, Licenciado em História pela UFMG, e Técnico em eletrônica pelo CEFET-MG. É diretor, iluminador e produtor de teatro em Belo Horizonte já tendo atuado em dezenas de espetáculos de artes cênicas. É professor e co-coordenador daEscola de Tecnologia da Cena do Cefart. 

 

 

O Edital completo está disponível AQUI

 Para acessar o formulário de inscrição, clique AQUI.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com