Vivendo de Música • Sua Banda no Mercado Digital

Vivendo de Música • Sua Banda no Mercado Digital

Vivendo de Música • Sua Banda no Mercado Digital é artigo de Luis Maldonalle em sua coluna semanal na Expedição CoMMúsica.

 

 

Sua banda no mercado digital

A dinâmica e a recente instabilidade do mercado com relação aos algoritmos e mudanças tecnológicas são em parte um processo antagônico por si só. Pode ser a alavanca pra que você posicione sua banda em nichos específicos e pode definitivamente ser a ducha de água fria nos seus projetos e sonhos.

Por isso, acompanhar a evolução dos processos e a própria dinâmica avassaladora do mercado (o que não é nada fácil) pode ser o diferencial entre dar continuidade ao seu projeto ou desaparecer por completo.

Algumas bandas mais antigas, ainda sem o tato tecnológico, demoraram um tempo considerável nessa adaptação. E aqui é possível cravar; isso pode ter custado não só o posicionamento da sua banda, mas o curso e toda a efetividade artística, mesmo que de forma momentânea.

Recentemente, a busca por curtidas e números de seguidores foi, digamos; o carro-chefe para que muita gente desistisse no meio da jornada, já que os resultados são quase nulos. Se levarmos em conta a retenção no YouTube, por exemplo, vai muito além de apenas desanimar.

Posicionar uma marca, com estratégias e o “branding” corretos passam por uma série de graus e etapas. E claro, o aporte financeiro (sua eterna planilha de custos) pode definir muito como alcançar esses objetivos ou, pelo menos, o que esperar.

Se você navega pelo universo da música autoral sabe o quanto as coisas são impraticáveis em todos os aspectos. Claro, a parte financeira e resultados não seria diferente. Investir é preciso. E, para isso, a visão deve ser a longo prazo. É possível readaptar custos e estratégias durante o próprio desenvolvimento do processo. Claro, as metas devem ser alcançáveis. Para isso se ater à realidade (sobretudo financeira) é o melhor a se fazer.

O caminho tecnológico facilitou etapas e viabilizou sonhos. Ao mesmo tempo, a enxurrada de novidades e a interminável lista de afazeres acabam por comprometer boa parte dos envolvidos.

Mas o fato é, que, sua banda pode ir tão longe o quanto você vai se envolver, arriscar e acreditar. E tudo isso, a par do que acontece mercadologicamente no universo digital.

L. M.

Vivendo de Música • Sua Banda no Mercado Digital


Para conhecer bandas e músicos no Mapa da Expedição, clique aqui.

Author: Maldonalle

Luís Maldonalle é guitarrista há trinta anos e é e considerado um dos grandes expoentes da cena do Centro-Oeste. Atualmente se dedica ao conteúdo via redes e o Tributo Yngwie Malmsteen. Luís sempre foi um aficionado das clássicas histórias de terror e literatura fantástica. O seu livro, Sete Noites em Claro, é a estreia dele no universo do terror e fantasia. Para mais informações visite : https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=M83EX6BSSVXS4

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
%d blogueiros gostam disto: